Livro #266: O que me faz pular
Naoki Higashida ▪ O que me faz pular ▪ Intrínseca ▪ 2014 ▪ 192p.
Começo essa indicação falando que precisamos de mais livros como esses.
E o que esse livro aborda?
Autismo.
Mas é o autismo do ponto de vista de um.
O "narrador" do livro é um autista não verbal e nos faz entender seu mundo, nos faz ver como e porque age do jeito que age.
Não apenas como futura psicóloga, mas como ser humano, vejo a importância de livro desse jeito, que não apenas nos diga o que é autismo, como diagnosticar, intervir... Mas que nos faça compreendê-los.
De que adianta eu ter um livro que fala que pessoas com autismo tem dificuldade de socializar (onde esse é um dos traços principais para o diagnóstico), se não é explicado que a dificuldade de socializar é uma consequência do autismo?
Eu sei, parece óbvio. Talvez não seja. Mas quando eu li esse livro, li essa informação, eu me senti pensando "ahh, faz sentido".
A gente fala da dificuldade de socializar, o comportamento repetitivo, mas... por que?
Isso é uma consequência, mas qual a causa disso?
Às vezes precisamos que alguém abra nossos olhos desse jeito e, para isso, precisamos abrir espaço para dar as pessoas a chance de serem protagonistas delas mesmas. E o modo como Naoki narra é incrível e cativante; e os contos que ele escreveu são algo a se refletir.
O livro todo é algo a se refletir. Teve muita informações interessantes eu sei que irei precisar reler, tratar esse livro como se fosse um livro acadêmico, para não apenas aproveitar, mas aprender.
Espero que vocês leiam e acrescentem algo a vocês!
0 comments