Como leio muitas histórias orientais e isso significa que haverá MUITAS RESENHAS, então, bora para uma ambientação da fantasia chinesa, porque alguns temas discutidos não são pré-reconhecidos por um ocidental. Primeiro, a fantasia chinesa tem alguns subgêneros comuns, que envolvem a mitologia chinesa, artes marciais e religião taoísta/daoísta.
Os subgêneros são Wunxia, Xianxia e Xuanhuan.
Wuxia
Wuxia significa "heróis marciais". Nela, os seres humanos desenvolvem habilidades de lutas após treinamento intenso nas artes marciais e cultivação de energia interna. Os temas descritos são "mundanos", abrangendo a sociedade marcial. Envolve apenas a participação de humanos.
Xianxia
Xianxia significa "heróis imortais". Nela, os seres humanos são cultivadores que buscam imortalidade e poder e possuem habilidades "mágicas". Os temas descritos são sobre imortalidade e ascensão imortal. Existe um mundo sobrenatural que envolve humanos, fantasmas, imortais, demônios... Aborda o taoísmo.
Xuanhuan
Xuanhuan signfiica "fantasia misteriosa". É uma mistura da mitologia chinesa mais elementos estrageiro. Engloba tanto elementos do Xianxia (sendo considerando uma continuação deste) quanto deuses e pós-ascensão.
Atenção
Para diferenciar do Xianxia, é preciso prestar atenção na presença de elementos taoístas/daoístas, como (yin e yang, ancestrais, rituais de adivinhação e outros). Se tem taoísmo, é Xianxia. Se não tem, é Xuanhuan.
0 comments