Livro #181: Alice

by - 08:30

Obras-primas de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho há mais de um século encantam crianças e adultos. Instigante, divertida, inusitada, profunda, a saga de Alice é inesgotavelmente interpretada, parodiada, filmada, citada... e, é claro, lida. Esta charmosa edição de bolso contendo os dois clássicos, inédita no mercado brasileiro, traz os textos na íntegra e ilustrações originais de John Tenniel. (Skoob)
CARROLL, Lewis. Alice: Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do espelho e o que Alice encontrou por lá. Zahar, 2009. 317 p.

Eu li/assisti tanta história diferente de Alice no País das Maravilhas, que está tudo misturado e eu pensei que soubesse algo sobre essa história. Eu não sei. Ou sei e não faz diferença. Ou faz, porque prefiro a minha visão sobre ela. Se essa história for a original.

"Pois, vejam bem, havia acontecido tanta coisa esquisita ultimamente que Alice tinha começado a pensar que raríssimas coisas eram realmente impossíveis."

Em Alice, há duas histórias: Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através dos Espelhos. Há alguns personagens novos na trama que eu nunca vi antes, como Humpty Dumpty sentado em cima de um muro (o que você está fazendo aí, Ovo? Cuidado para não quebrar!), e alguns personagens que eu vi, mas não na história que eu imaginei que fosse. Eu nunca li Através do Espelho (não que eu saiba) então por que Tweedledee e Tweedledum aparecem lá e não no País das Maravilhas?

Sobre a história, eu entendi menos do que esperava, sinceramente. As coisas acontecem num segundo, mudando tão rápido, assim que Alice pisca os olhos, que é como se fosse um sonho. Não que algo ali não pareça. E poesias. Tem tantas poesias/poemas (eu nunca consigo me lembrar a diferença), e não são do tipo fáceis de interpretar, mas que você precisa de um dicionário ao seu lado e muita paciência para transcrever o significado.

Você precisa de paciência para ler esse livro.


Quem disse que Alice é para crianças?

Alice é um pouco doido e confuso e cheio de personagens impressionantes e frases/conversas inteligentes e divertidas, tudo que crianças gostam; e histórias por trás de histórias, que você pega a moral (ou imagina ter pegado) e que não tem como adultos não gostarem também, contudo há tantas reviravoltas que te deixam tontas e palavras complicadas, que infelizmente eu não aproveitei tanto quanto esperava, porque não estava entendendo nada.

Ah, alguém saber dizer por que um corvo se parece com uma escrivaninha? Eu estou realmente curiosa, é uma das maiores incógnitas da humanidade, creio eu. O que você andava tomando Lewis Carroll?!

You May Also Like

0 comments