Livro #30: Os 13 Porquês

by - 18:22

Os 13 Porquês

Titulo: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 256
Ano: 2009
Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.



“A cada lado das fitas, uma velha recordação é virada do avesso. Uma reputação é retorcida, transformando as pessoas em indivíduos que não reconheço.”

Ao voltar para casa depois da escola, Clay encontra uma caixa de sapato com sete fitas cassetes a sua espera. Ele começa a ouvi-las e percebe que Hanna Baker as narra, a garota que se suicidou e que ele tinha uma queda, ela diz que nas fitas estão os 13 porquês dela ter se matado, as 13 pessoas que as influenciaram a isso. E Clay é uma delas. Quem recebeu as fitas é uma das pessoas, elas devem ouvi-las e passar adiante, se não o conteúdo delas irá ser divulgado.

A historia tem dois narradores, um vivo e um morto. Clay e Hanna dividem a narração, muitas vezes parecia que eles conversavam, seus pensamentos se completavam. Clay escuta as fitas dentro de um tocador com fones de ouvido, andando pela cidade, tentando entender a razão de Hanna ter feito isso e o porquê dele ser uma das causas.

“Me digam, o que vocês queriam ouvir? Porque eu ouvi tantas historias que não sei qual é a mais importante. Mas sei qual é a menos. A verdade.”

Tudo começou por um boato, um mentirinha que muitos consideram simples, uma mentirinha que serviu de desculpa para outros comportamentos, embora nada os justifiquem. Não foi apenas uma coisa que fez Hanna desistir de sua vida, foi a junção de todas elas. Ela tentou dar uma chance aos outros, vez após vez, independente do que eles fizeram a ela, do que lhe aconteceu, mas ela se viu sem esperança para si mesma. Cansada.

“(...) estou dizendo que deu a ele um pretexto. E um pretexto era tudo que esse cara precisava. (...) a questão é que, quando você faz alguém se sentir ridículo, você tem de assumir a responsabilidade pela ação de outras pessoas que tomam isso como pretexto.” 


Algumas razões foram simples, uma brincadeira, mas que tiveram consequências desastrosas, outras foram muito mais sérias. Varias coisas aconteceram com ela, contudo, em suas gravações, Hanna marcou apenas as pessoas que tiveram mais importância e que pudessem ser ligadas, passadas de uma para outro, coisas que se conectam, excluindo ‘acidentes’ isolados.


Esse é um dos livros que mais gosto, mas também é um dos mais tristes. Ao ler ele para fazer essa resenha, eu ainda estava no primeiro capítulo, contudo já estava triste. A culpa é das estrelas não é nada comparado a esse (desculpe fãs), Os 13 Porquês conta uma historia significativa, passa uma mensagem, te faz pensar e questionar suas ações, como uma coisa que você considera sem importância pode ter, na verdade, uma grande importância. 

“Talvez isso não parecesse grande coisa para você. Mas espero que você compreenda agora. Meu mundo estava ruindo. Eu precisava daqueles bilhetes. Precisava do mínimo de esperança que aqueles bilhetes poderiam ter me dado. E você? Você me tirou essa esperança. Você decidiu que eu não a merecia.”

Os 13 porquês é sobre como cada ação produz uma consequência, desde as mais pequenas, simples e insignificantes, qualquer coisa causa uma reação que você não pode controlar. Que se você age como se aquilo não fosse da sua conta, as outras pessoas também agirão assim, e a bola de neve continuará girando e aumentando, e no fim acabará não sendo da conta de ninguém, não existira ninguém para você poder se preocupar.

“Eu adoraria saber se você se arrastou ate meu funeral. E se fez isso, reparou na cicatriz? E vocês, o resto, repararam nas cicatrizes que deixei para trás? Não. Provavelmente não. Não foi possível. Porque a maioria delas não pode ser vista a olho nu.”

You May Also Like

0 comments