Livro #122: A anatomia de um coração
A anatomia de um coração
Título: A anatomia de um coraçãoAutora: Jenn Bennett
Editora: Plataforma21
Páginas: 340
Ano: 2016
Sinopse: Beatrix se sente num limbo quando o assunto é relacionamento. Estranha demais para os esportistas, não estranha o suficiente para os geeks. O fato é que ela é uma jovem artista, mas geralmente os rapazes se assustam com um detalhe: seu talento peculiar em fazer ilustrações da anatomia humana. E, na real, ela não está nem um pouco preocupada em se encaixar num padrão. Determinada a ser uma grande ilustradora, ela sabe muito bem o que fará nas férias de verão antes de concluir o Ensino Médio: seguir os passos de grandes mestres como Leonardo da Vinci, ou seja, desenhar cadáveres de verdade. Contudo, enquanto tenta se infiltrar nas aulas de anatomia da universidade, Beatrix conhece um rapaz misterioso que vira seus planos de cabeça para baixo. Jack é encantador, irresistivelmente atraente e... um dos grafiteiros anônimos mais procurados de São Francisco. Entre passeios noturnos, fugas da polícia e palavras douradas dominando a cidade, ela começa a desvendar quem Jack realmente é, assim como o grande segredo escondido sob sua melancolia. E Beatrix também precisa enfrentar os próprios fantasmas, como os problemas financeiros, o pai ausente e a solidão. Numa paixão irreprimível, os dois vão descobrindo um ao outro – e como transformar essa profusão de sentimentos em expressão, arte e amor.
Beatrix é uma artista, uma artista que deixou as cores de lado para se concentrar em desenhar cadáveres – e cor é o que eles não tem. Ela pretende ser uma ilustradoras de livros de anatomia, mas para isso, ela precisa ganhar uma bolsa de estudos e o primeiro passo é desobedecer as ordens da sua mãe e seguir os passos de Da Vinci, desenhando corpos reais. E mortos.
“Arte não deve ser uma coisa prática. Deve ser emotiva e expressiva. Há outros meios de salvar a vida das pessoas além de desenhar diagramas de estudo para alunos de medicina. Você pode fazer algo maior. Algo que faça as pessoas felizes. E que faça você feliz.”
Depois de uma reunião cancelada, muito provavelmente esquecida, Beatrix está esperando sozinha o perigoso ônibus da noite, quando conhece Jack. Entre pregadores bêbados do apocalipse, garotos desconhecidos e o Mendigo Will, Bex preferiria Will, já que o conhece, mas quando ela e Jack pegam o ônibus juntos e conversam durante a viagem, ela está quase reconsiderando quando Jack deixa cair latas de tinta em spray dourada. E Beatrix sabe o que aquilo significa.
“Inicie, voe, pertença, salte, confie, floresça, celebre, resista, transcenda, ame.”
Jack é o grafiteiro Maçã Dourada, que vandaliza palavras artísticas pela cidade e que provavelmente faz parte do Discórdia, um grupo de vândalos procurado pela policia. Contudo esse não é o único segredo que ele esconde. E, enquanto Bex tenta decidir que quer ou não se envolver com ele, ela percebe que já está.
“-Qual é o seu telefone? Deixa que eu resolvo isso para você.
-Está brincando? A polícia deve estar monitorando meu telefone.
-Isso é ridículo.
-Você é ridículo – murmurei.
-Adoravelmente ridículo?
-Criminalmente ridículo.
-Eu aceito.”
Não gosto muito de romances onde tudo acontece do nada, não consigo comprar a história, gosto do trabalho e da evolução gradativa dos personagens. E embora A anatomia de um coração seja um desses romances super rápido eu gostei, porque os personagens são fofos e bem construídos, tendo uma profundidade por trás das ações, não sendo superficial.
Beatrix é uma garota que usava cores, quando decidiu que queria que sua arte ajudasse alguém, assim como sua mãe que é enfermeira e seu irmão que será veterinário. E Jack... Não tenho muito o que dizer de Jack, porque a história é narrada em primeira pessoa por Beatrix e você descobre sobre ele ao mesmo tempo que ela – não tenho nada além de que sofri da mesma confusão mental de Bex, acreditando que sabia das coisas quando não era o caso.
“(...) às vezes as pessoas sorriem quando estão tristes. E às vezes garotas que parecem tristes estão, na verdade, sorrindo.”
A anatomia de um coração é um romance leve e rápido, tanto no sentindo que a história passa rapidamente, quanto que o amor surge do nada. Se você não gosta de livros assim, dê uma chance, porque apesar desse fato ainda é uma boa história. Se você gosta, leia.
Obs: Livro participante do Desafio Literário Livreando, na categoria "livro de romance"! Para saber mais clique na imagem.
0 comments