Livro #121: Por que esta noite é diferente das outras? - Só Perguntas Erradas 4

by - 22:55

Por que esta noite é diferente das outras?

Título: Por que esta noite é diferente das outras? - Só Perguntas Erradas 4
Autor: Lemony Snicket
Editora: Seguinte
Páginas: 288
Ano: 2016
Sinopse: O jovem Lemony Snicket começou seu aprendizado em uma organização misteriosa e partiu para Manchado-pelo-mar, uma cidade decadente onde se criavam polvos para a produção de tinta. Sua excêntrica tutora, S. Theodora Markson, foge no meio da noite para pegar o trem rumo à cidade grande. Agora ele precisa investigar por que ela está indo embora sorrateiramente e quem ela precisa encontrar nesse trem. Mas um crime terrível acontece no meio da viagem? Quem é o culpado? Quem são os passageiros - bem suspeitos - do trem? Por que uma parada não programada acontece? Será que tudo isso faz parte dos planos do vilão Tiro Furado?


As perguntas erradas de Lemony Snicket não chegaram ao fim, mas as perguntas erradas feitas no pequeno vilarejo de Manchados-pelo-mar sim.

"Às vezes você está tão errado que não consegue estar certo nem sobre quão errado realmente estava. Todas as minhas perguntas erradas estavam se atropelando, umas por cima das outras, como um trem descarrilhando."

No meio da noite, sua tutora S. Theodora Markson esgueira-se pela suíte que divide com seu aprendiz sem supervisão, rouba um uniforme de um manequim e desaparece no meio de um terminal de trem, pouco antes dele partir, deixando Lemony Snicket confuso.
O que sua tutora planeja fazer? Por que tem tantas pessoas suspeitas entrando no trem? Por que dois voluntários que tentaram dopá-lo com láudano para impedir que Lemony fosse para Manchados-pelo-mar, que tivesse Theodora como tutora, também estão no trem, vestidos de guardas?


"'Lemony Snicket chega no vilarejo', eu pensei, 'e tudo piora pra você, Qwerty. O Snicket é um garoto bem legal, mas se você deixar que ele entre numa biblioteca, é melhor já inundar o lugar e matar o atento e corajoso homem que cuida dela'."

Assim, Lemony Snicket, com tantas perguntas, sabe que esta noite será diferente das outras e que precisa entrar no trem, fazendo o que for preciso para isso, mesmo que para isso precise pular num trem em movimento, agarrar-se a grade e quebrar o vidro de uma janela. Mas o que ele não esperava acontece e Qwerty, o sub-bibliotecário acusado de incendiar um celeiro, uma casa e uma escola, é morto. E Theodora é a culpada. Ou ao menos isso é o que dizem.

"'Fique curioso', disse a mim mesmo enquanto começava a passar o pente-fino no trem. 'Fique curioso, mas, por favor, não acabe morto.'"

Para tentar encontrar o verdadeiro culpado, Lemony percorre o ônibus, passando um pente-fino pelos passageiros e encontrando aliados, antigos empregadores, três bibliotecários, vilões e garotas que não são nem um ou outro ou talvez ambos. Quem está certo? Quem está errado? Em quem ele pode confiar? Lemony Snicket tem até a cidade para encontrar a resposta certa de uma série de perguntas erradas, se não a pessoa errada vai para a cadeia.

"'A maldade', eu pensei, 'apesar de todos os mitos e contos de fadas, apesar de todos os livros e matérias nos jornais, não é assim tão misteriosa no fim das contas. Ela é uma pessoa numa sala.' Você mesmo provavelmente já esteve numa sala dessas e não sabia que estava na presença de um vilão. É até possível que estivesse sozinho nessa sala sem ter a menor ideia de que a maldade estava escondida nela."

Entrementes, na cidade, Kit Snicket, a irmã de Lemony, foi presa por ter tentado roubar algo de um museu, porque não tinha ninguém para ajudá-la a abrir um alçapão. Por meio de imagens maravilhosas, desenhadas por Seth, companheiro artístico de Lemony Snicket, percebemos o que acontece com ela e sofremos juntos. Qual será o destino de Kit Snicket? Qual sua relação com Olaf? E Beatrice? E tantos outros personagens: Monty, Josephine...? Infelizmente, não espere pela resposta.
Últimos livros têm grandes responsabilidades e posso dizer que esse... surpreendeu-me. Não por quem é o Tiro Furado ou quem assassinou Qwerty, a surpresa está mais no final, para o final. Acho que por tudo que aconteceu, por esses livros serem mais “alegres” do que Desventura em Série, eu esperava algo... feliz? Não foi o que aconteceu.

"Mais alguém morre neste relato. É melhor você saber disso agora, antes de decidir se vai continuar. Alguém morre, e a culpa é minha. Gostaria de poder dizer que lamento, mas tudo o que consigo dizer é que lamento por não lamentar, o que é uma situação muito lamentável."

Lemony Snicket é um escritor-personagem infantil que vai atrás dos temas considerados tabu para as crianças, contando com a sensibilidade, mistério e voltas e meias voltas necessário para fazê-las (nos fazer, eu incluída) entender a perversidade desse mundo.
No final dessa série composta por quatro livros, não espere finais felizes, não espere heróis, não espere justiça; espere por mais uma saga que conte com esse escritor-personagem e deseje mais uma historia que não lhe trará finais felizes, heróis ou justiça, mas que talvez possa trazer algumas verdades a tona – e, talvez, mais alguns livros para nossa (minha) estante.
Citações do livro.

You May Also Like

0 comments