Livro #120: Você não deveria estar na escola? - Só Perguntas Erradas 3
Você não deveria estar na escola?
Título: Você não deveria estar na escola? - Só Perguntas Erradas 3Autor: Lemony Snicket
Editora: Seguinte
Páginas: 272
Ano: 2015
Sinopse:O jovem Lemony Snicket começou seu aprendizado em uma organização misteriosa e partiu para Manchado-pelo-mar, uma cidade decadente onde se criavam polvos para a produção de tinta. Acompanhado de sua excêntrica tutora, S. Theodora Markson, ele agora precisa investigar incêndios que estão ocorrendo nesse vilarejo cada vez mais envolto em mistério. Quem é o incendiário? Que segredos esconde o Departamento de Educação? Por que tantos estudantes estão em perigo? Será que tudo isso faz parte do plano maligno do vilão foragido Tiro Furado?
Um celeiro foi incendiado, o Departamento de Educação chama S. Theodora Markson e seu aprendiz que ninguém precisa saber o nome para impedir que o mesmo aconteça com a única escola do vilarejo Manchado-pelo-mar, mas... Lemony Snicket não deveria estar na escola?
“Não é uma pergunta que alguém goste de ouvir, especialmente quando se tem a minha idade. Ela está impressa na capa deste livro.”
Lemony Snicket tem quase treze anos e faz parte de um programa especial, que nesse contexto significa que ele é um voluntário da C.S.C e tem um valoroso trabalho, mesmo que na maior parte do tempo só esteja enfiando o nariz onde não deva e fazendo as perguntas erradas.
Agora, se Lemony quiser inocentar um bibliotecário, que diz ser um sub-sub-bibliotecário, ele precisa descobrir por que um celeiro foi queimado ao invés de uma escola. E, para isso, Lemony conta com os melhores aliados que poderia pedir: uma jornalista brilhante, uma quimica talentosa, um cozinheiro maravilhoso, dois irmãos leitores (melhor elogio de todos), um datilógrafo e... Ellington Feit?
“Você ouve uma batida na janela do seu quarto no meio da noite e quando olha lá fora tem alguém mais ou menos da sua idade, ou talvez um pouco mais velho, dizendo que precisa de ajuda. Ou você destranca a janela e deixa essa pessoa entrar ou não. “É muito simples”, pensei. “O problema é que não é fácil.”
Neste relato errado, alguns personagens são citados brevemente, tão brevemente que não pode nem ser considerados como citados, mas Lemony Snicket nunca os citaria realmente e você fica curioso para saber como a história terminou/caminhou para o final/começo de Desventuras em Série. Entrementes, segredos da C.S.C são revelados - o que suas siglas significam/significavam, o que eles fazem/faziam - ou tão revelados quanto possível, visto quem é o autor desses erros.
"Nós representamos a verdadeira tradição humana, a única vitória permanente sobre a crueldade e o caos. Somos um exército invencível, porém não vitorioso. Tivemos diferentes nomes ao longo da história, mas todas as palavras que usaram para nos descrever são falsas, e todas as tentativas de nos rotular fracassaram. Hoje em dia nos chamam de C.S.C., mas nossas cisões e discussões podem causar nosso desaparecimento. Não importa. Pessoas como nós sempre conseguem escapar. Nosso verdadeiro lar é a imaginação, e nosso reino é o mundo inteiro."
A terceira pergunta errada de Lemony Snicket pode tanto ter sido feita por ele quanto para ele, pode tanto estar certa quanto errada apesar dessa ser uma pergunta errada. A cada livro descobrimos a ambiguidade das perguntas, das respostas e das pessoas que as fazem e as respondem; o mundo não é fácil e poucas perguntas foram respondidas, sejam elas as certas ou não. Tudo é fragmentos. Tudo pode ou não fazer sentido no fim.
Citações do livro.
Resenha da continuação (Por que esta noite é diferente das outras?)
Obs: Livro participante do Desafio Literário Livreando, na categoria "livro com capa colorida"! Para saber mais clique na imagem.
0 comments