Livro #40: Arthur e os Minimoys - Arthur e os Minimoys 1
Arthur e os Minimoys
Titulo: Arthur e os MinimoysAutor: Luc Besson
Editora: Martins Fontes
Paginas: 225
Ano: 2005
Sinopse: Arthur é um garotinho de 10 anos às voltas com os problemas do mundo dos adultos. Seu avô está misteriosamente desaparecido, seus pais estão sem trabalho, e sua avó está prestes a perder a casa para um empresário maldoso. Mas nem tudo está perdido. Arthur sabe de um segredo que pode salvar a casa de sua avó: um tesouro escondido em algum lugar do jardim. Como encontrá-lo? Com muita aventura e fantasia, começa a história que leva nosso pequeno herói para um mundo mágico onde vivem pequeninos e encantadores seres, a Terra dos Minimoys.
Não tem como assistir o filme e não se apaixonar, assim que conseguir ter o livro (em pdf) nas minhas mãos, o li rapidamente. Praticamente o devorei. O primeiro filme se concentra nos dois primeiros livros e é muito parecido, mas essa não é uma resenha do filme, então... Depois de superado o choque da capa, esse é um livro que recomendo. É muito bom.
Arthur é uma criança inteligente e animada, nunca ficando quieta a não ser que esteja lendo um dos grandes livros do seu avó, que contam aventuras vividas por ele na África. Lá há diversas lendas que contam sobre a existência de um povo gigante, bogos-matassalais, e do seu oposto, os minimoys, um povo pequeno.
"(...) ele apenas revelara uma verdade. Sempre essa mesma verdade, aquela que as crianças constroem para si mesmas e que muitas vezes apaga as nossas."
Um dia depois do seu aniversario de dez anos, Arthur descobri que a casa da sua avó está sendo ameaçada, pois desde que seu avô Arquibaldo desapareceu a quase quatro anos, sua avó fez o que pode, mas as dívidas eram muitas. Seguindo as pistas deixadas por seu avó antes de sumir, Arthur acredita que pode solucionar tudo ao encontrar o tesouro enterrado no jardim com os minimoys.
Com a ajuda do povo gigante, Arthur é levado a esse ‘outro mundo’, depois que diminui e passa por um telescópio. (Leia para entender!) Nesse novo lugar onde os habitantes tem 2 milímetros, Arthur não conhece Betameche, segundo príncipe do minimoys que havia lhe permitido a passagem, mas também Selenia, princesa e herdeira do trono, achando-a mais bonita do que nas imagens do seu livro e se apaixonando ainda mais.
"-Espero ter a honra de encontrá-la um dia, princesa (...) Enquanto isso, permita-me roubar um beijo seu.Arthur beijou o desenho carinhosamente."
Arthur tenta convencer o rei a lhe ajudar em sua missão, mas o lugar é atacado por soldados governado pelo terrível M, de (silencio...) Maltazar, o nome que não deve ser dito, enquanto o garoto luta com os capatazes do Maldito, ele acaba retirando sem perceber a espada sagrada da pedra (tipo Excalibur), que ninguém nunca conseguiu. Partindo numa aventura com os dois irmãos reais, Arthur viagem pelo mundo das Sete Terras que estava oculto além do seu jardim, conhecendo diversas outras raças minúsculas e ganhando dois amigos no processo, contudo ele só tem 36 horas para encontrar o que procura, se não ficará preso na forma de um minimoy.
Com palavras simples, alusões engraçadas, Luc criou uma historia de aventura fantasiosa para crianças, mas que faz qualquer pessoa desejar ler. Ela é engraçada, leve, romântica de um jeito inocente... Não tem como não achar Arthur fofo! Mas em nenhum momento esqueci que o protagonista tinha dez anos ou achei suas ações incoerentes para sua idade.
"As vezes, mentir para uma criança é a coisa mais difícil do mundo."
Outra protagonista que consegue ser madura e infantil é Selenia, mas ela ainda é nova, só irá completar 1000 anos, então isso não tem nada de mais. Seu irmão Beta é o irresponsável do trio, com seu canivete multifunções. Esse é um dos melhores trios que conheço, onde cada personagem é importante para a historia, todos se completam e fazem a diferença. Não tem como odiar nenhum, nem o livro que termina em aberto paro o segundo. E que venha ele!
0 comments