Mob Psycho 100
Sinopse - Kageyama Shigeo (ou "Mob") é um estudante do 8º ano com habilidades psíquicas. Desde pequeno, ele é capaz de entortar colheres e fazer objetos levitarem usando sua mente, mas, aos poucos, passou a evitar usar suas habilidades em público devido à atenção negativa que recebia. Agora, a única coisa que ele quer é se tornar amigo de uma garota de sua classe, Tsubomi. Junto com seu "mentor psíquico" (que não tem poderes psíquicos), ele continua sua vida cotidiana, tentando realizar seu objetivo de vida.
Mob é um garoto estranho (vamos ignorar o fato que todos os personagens são estranhos). Desde pequeno, ele vivia entortando colheres sem querer, movimentando objetos com a mente e exorcizando fantasmas. Mob é um paranormal.
"Trouxe este cara! Não está em nenhum clube nem em comitê, nem parece ter amigos ou namorada. Cara caseiro e despreocupado, da escola Sal, Shigeo Kageyama, da turma 21!"
Mob é um inútil... quando você não o conhece, quando você não sabe quem ele é e no que acredita e quais são suas convicções. No começo, você (eu, obrigada Aurora Paiva por me fazer refletir) não entende por que, como, ele age daquela maneira, mas então você gosta dele ser assim, de ser inocente e de ter um bom coração, de sempre esperar o melhor dos outros. É tão ruim assim ser desse jeito? Talvez.
Primeiro, ele está sendo enganado pelo seu “Mestre” Reigen, que diz ser o maior paranormal que existe, mas que é na verdade o maior charlatão possível. E, de algum jeito, Mob não percebe isso. O que nos leva ao segundo problema: idiota.
Mob é idiota num nível supremo; não porque se recusa a usar seus poderes, é ate louvável ele não se aproveitar deles para ficar por cima, mas por não usar eles em situações criticas. Nelas, ele continua um idiota supremo. (Um idiota supremo que se mantêm fiel aos seus preceitos.)
E o terceiro problema é justamente esse “supremo”. Ele é o típico idiota sem expressão facial, que acredita em tudo que os outros dizem e parece ser... Incapaz de se expressar emocionalmente, contudo, quando Mob vai ficando com raiva ou sente qualquer outra emoção, vemos uma porcentagem subindo e eis a pergunta: o que acontece se chegar aos 100%?
Do mesmo autor de One Punch Man, como podemos perceber pela animação estranha (para não dizer horrorosa), que se destaca pelas cenas onde os poderes psíquicos são mostrados, o único momento que o personagem em si fica lindo é quando Mob “explode” (não é spoiler, pois todo mundo sabe que isso irá acontecer).
Outra coisa que dá para remeter a OPM é o enredo de um personagem forte, invencível. Vi muitos dizerem que OPM e Mob são parecidos, mas... nada a ver. Os personagens em si são diferentes. Sataima é o invencível que sente compaixão dos outros, autoconsciente do que acontece ao seu redor; e Mob é inocente, muito inocente, ele nunca diria que um inimigo é forte se ele não for, porque ele tem consciência de si mesmo e é desligado de emoções. Não que ele não tenha, mas Mob é um idiota. Um idiota supremo, mas um idiota.
"São as emoções que trazem os outros a você."
"Quando as pessoas se desvirtuam, não existe um motivo em si."
"O poder e as pessoas... vou tomar vantagem de tudo o que puder, porque sou o protagonista deste mundo."
O momento mais esperado pelos 100% não foi nenhum pouco decepcionante (ao menos no meu ver). E quando ele chega a “???%” é porcentagem tipo deus, Mob alcança poder divino, ele transforma-se numa entidade, é pura energia... (E eu pareço uma fangirl, mas é Mob!) O começo do primeiro episódio mostra justamente isso: alguém, algo, destruindo tudo, movendo-se a velocidade astronômica, fazendo tudo ir pelos ares... Foi fantástico!
Mas o foco do anime não está nos poderes psíquicos, no supernatural... É na comédia. Não comédia tipo OPM, que fez parodias a clichês, foi pelos acontecimentos esperados. A historia vai seguindo um rumo, você já sabe o que esperar, mas... “espere, o que foi isso?” É isso que acontece em Mob. Em muitos momentos, fiquei parada sem acreditar no que aconteceu ate começar a rir que nem maníaca.
"Para começar, não é certo cometer vilania só porque recebeu ordens."
Uma dica: assistam todo o episódio, ate a parte depois da ending para não perder nada. É importante que você aproveite o pacote completo ao assistir Mob. E ser constantemente trollado. É trolle atrás de trolle, fui completamente trollada, principalmente nos episódios finais.
E, falando de ending, a opening de Mob é... Ela apenas é. Foi a que mais gostei da temporada (Amaama estaria em segundo lugar, mas ela não conta, todos adoram). Ele é animada, dançante, é uma contagem regressiva ate os 100% e então... O anime começa.
"Escute aqui, só porque você tem poderes, você não é menos humanos. Existe gente rápida, gente boa nos estudos, ate gente com fonte odor corporal. Poderes paranormais são só outros atributos. Tem que aceitar isso como parte do seu indivíduo e seguir a vida positivamente. O verdadeiro encanto é a gentileza. Vire alguém gente boa. Só isso!"
Se você ainda não assistiu Mob, está esperando o que? Se já, faça que nem eu e vá re-assistir. Mob é demais, com a melhor opening, melhor comédia, melhor acontecimentos da temporada (se não do ano). E o melhor é que não existe bom ou mau, vilões são superestimados, pessoas estão em constante evolução e se revelam surpreendentes em situações decisivas.
FICHA TÉCNICA
Títulos alternativos
Nome original: Mob Psycho Hyaku
Nome em inglês: Mob Psycho 100
Tradução:
Informações
Tipo: TV
Lançamento: 11/07/16 - 27/09/16
Episódios: 12
Duração: 24 minutos por episódio
Classificação: 13+
Gêneros: Ação, comédia, vida escolar, supernatural.
Estúdio: Bones.
Produtores: Warner Bros., KlockWorx, BS Fuji, Hakuhodo DY Music & Pictures.
Abertura: 99
Encerramento: Refrain Boy.
Para mais informações acesse MyAnimelist.
Trailer
2 comments
Eu não concordo que o Mob seja um inútil,ele simplesmente é inocente e eu gostei dele não ser o típico protagonista de shounen/comédia que é extrovertido e só corre atrás de mulher
ResponderExcluirHum... em retrospectiva, lendo essa resenha agora, eu concordo com você.
ExcluirEu deveria ter escrito (eu vou reescrever): Mob é um inútil... quando você não o conhece, quando você não sabe quem ele é e no que acredita e quais são suas convicções. No começo, você não entende por que, como, ele age daquela maneira, mas então você gosta dele ser assim, de ser inocente e de ter um bom coração, de sempre esperar o melhor dos outros. É tão ruim assim ser desse jeito?
Agora tenho que discordar com o "só corre atrás de mulher", embora Mob não faça "apenas" isso. Tsubomi não é tudo isso.