Resenha: Alma? - O Protetorado da Sombrinha 1

by - 21:30

Alma?

Título: Alma?
Autora: Gail Carriger.
Editora: Valentina.
Páginas: 308
Ano: 2013
Sinopse: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?


Alexia Tarabotti é uma solteirona convicta e assumida, e está bem com isso. Com todas as características que descendeu de seu pai italiano, Alexi não espera encontrar um marido. Não com sua pele exótica, sua altura, seu corpo cheio de curva, não numa sociedade vitoriana, steampunk e sobrenatural.

“Na humilde opinião do Conde, ainda estava por nascer uma mulher mais irritantemente tagarela.”

A Londres Vitoriana, cenário da historia, conta com vampiros, lobisomens e fantasmas conhecidos e aceitos pelo povo. Todos os conhecem e convivem com ele todos os dia. Só que existe mais um ser sobrenatural... Ou, na verdade, um ser preternatural, que parece retirar toda essa singularidade de quem tem simples tocando-o. E Alexia é um deles.
Preternatural são seres sem alma, que anulam seres que tem muita alma, que é o caso de vampiros, lobisomens, fantasmas, etc... Ter alma é o que todos querem, mas Srta. Tarabotti está muito bem, obrigada. Ela é uma pessoa prática, que diz o que quer e quando quer, principalmente quando está com Lorde Maccon.
Lorde Maccon é o lobisomem alfa de Londres e o diretor da DAS, um órgão que protege os sobrenaturais e os humanos, mantendo-os todos em linha. Logo, quando Alexia mata um vampiro numa festa do chá, ele aparece, sem ter esquecido do incidente com o porco-espinho.

“-Lorde Maccon – disse a srta. Tarabotti – por que sempre que estou perto do senhor acabo ficando numa posição comprometedora?
-Na primeira vez que nos encontramos, acho que fui eu que levei um tombo humilhante.
-Como lhe disse antes, não deixei o porco-espinho lá de propósito. Como poderia adivinhar que você se sentaria bem em cima da pobre criatura?”

Depois disso, lobisomens e fantasmas estão sumindo e alguém parece querer sequestrar a Srta. Tarabotti! O pior nem é isso, nem o gosto terrível de sua melhor e única amiga, a Srta. Hisselpenny, é sabe se ela vai ter ou não tempo para um romance apimentado como todos os italianos gostam. Lorde Maccon parece achar que sim.
O melhor do livro é a Alexia. Ela não é uma solteirona vitoriana típica, pouco se importando com as regras de etiqueta (culpe os malditos italianos pagões!), é forte, inteligente e engraçada. E a relação dela com Lorde Maccon também é tudo isso, maravilhosa, divertida e algumas vezes quente.

“A Srta. Tarabotti deu continuidade à investigação: foi beijando o pescoço dele, indo até o mesmo lugar em que, no dela, ficara o hematoma. Ela o mordeu. Para valer. A Srta. Tarabotti nunca fazia nada pela metade.”

Não existem muitos livros steampunk, então imagine minha loucura ao descobrir que Alma? não é somente isso, como também se passa na era vitoriana, com todos aqueles vestidos bufantes e elegância... Quase todos, Alexia é tudo menos elegante. Mas a escrita é gostosa, única e, como tudo nesse livro, engraçado. Recomendo e que venha a continuação.
Citações do livro.

You May Also Like

0 comments