Livro #132: Gregor, O Guerreiro da Superfície - As Crônicas do Subterrâneo 1
Gregor, O Guerreiro da Superfície
Título: Gregor, O Guerreiro da Superfície - As Crônicas do Subterrâneo 1Autora: Suzanne Collins
Editora: Galera Record
Páginas: 304
Ano: 2008
Sinopse: O pai de Gregor, de 11 anos, desapareceu há mais de dois anos, o que tornou a vida do menino muito difícil. Mas tudo se complica ainda mais quando ele cai através de um duto de ventilação na lavanderia do prédio onde mora, e encontra um incrível universo desconhecido sob a cidade de Nova York. Agora, apesar de seus protestos, o menino precisa liderar um estranho grupo de humanos e animais gigantes numa missão que pode salvar o Subterrâneo além de ser a única saída para encontrar seu pai.
A vida de Gregor foi esgoto à baixo muito antes dele realmente ir esgoto à baixo. Seu pai desapareceu há mais de dois anos, sua mãe precisa trabalhar horas a mais para poder dar conta das dividas da casa, sua avó ora sim e ora não o chama de Simon (quem é Simon?), sua irmã Lizzie está num acampamento de verão que ele também deveria estar, mas...
Gregor, com apenas 11 anos, agora é o homem da casa e precisa cuidar da sua avó e da sua irmã Margaret de 2 anos, tão conhecida como Boots, o que implica em dar soda de limão a avó, trocar fraldas e levar roupas para a lavanderia e separá-las por cor.
"Necessidade mutua é um vinculo forte. Mais forte do que a amizade, mais forte que o amor."
Preocupado com as roupas – uma roupa de listras preta e branca entra na categoria roupa branca, escura ou colorida? – Gregor não percebe quando Boots deixa a bola cair atrás de uma máquina de lavar e é sugada pelo duto de ventilação ao tentar recuperá-la.
Sem pensar, ele pula depois da irmã e se ver num local escuro, frio e... e cheios de baratas, morcegos e ratos gigantes? Acrescente os humanos de olhos violetas, tão pálidos que se pode ver as veias, (por que sempre tem que ter humanos?!) e o subterrâneo é um lugar mais perigoso do que Gregor imagina.
"Convidados podiam ir embora se assim desejassem. Prisioneiros tinham que escapar. E isso era exatamente o que Gregor pretendia fazer."
Ao que tudo indica (cof, cof, os humanos do Subterrâneo, cof) Gregor é o Guerreiro da Superfície, aquele profetizando por Bartholomew de Sandwich que liderará todos os habitantes do Subterrâneo numa luta contra os ratos, os seres mais nojentos, perigosos e traiçoeiros que existe, e o pior/melhor de tudo é que seu pai parece que é prisioneiro deles.
"Cuidado, subterrâneos, o tempo.
Escorre pela peneira.
Os caçadores são caçados.
A água corre vermelha.
Os roedores atacarão para espalhar destruição.
A esperança dos desesperados reside numa missão.
Um guerreiro da superfície, do Sol ele é filho,
Poderá nos trazer de volta a luz,
Poderá nos trazer o vazio.
Mas reúnam seus vizinhos e sigam seu chamado
Ou pelos ratos cada um de nós será devorado.
Dois de cima, dois de baixo,
De sangue Real nas veias
Dois voadores, dois rastejantes, aceitam.
Dois fiandeiros de teias.
Um roedor ao lado e um perdido adiante.
E oito sobrarão ao contar.
Os mortos e os rastejantes.
O último a morrer escolherá de que lado está.
O destino dos oito em suas mãos ficará.
Digam para ele ter cuidado.
Para olhar onde pula,
Pois vida pode ser morte e na morte
A vida outra vez circula.”
A narrativa é em terceira pessoa por Gregor e só posso dizer que valeu a pena comprar. Os personagens são bem trabalhado, os acontecimentos não são previsíveis e estou ansiosa por mais, pela continuação.
Todos os detalhes do livro – começando pelo titulo e pela capa – passa a impressão que a história se passa em outro mundo, em outros tempos, mas não. Suzanne Collins criou um local de guerra e perigo bem abaixo de nosso nariz, mas especificamente dos nossos pés, em que o destino de muitos são impostos nas mãos de crianças.
"Às vezes ele entrava na briga se alguém estivesse batendo num garoto menor (...). Mas ele nunca procurava brigas, e brigar não era aquilo que guerreiros mais faziam?"
Citações do livro.
Resenha da continuação (Gregor e a Segunda Profecia).
Obs: Livro participante do Desafio Literário Livreando, na categoria "livro infanto-juvenil"! Para saber mais clique na imagem.
0 comments