Livro #184: As filhas da noiva

by - 08:30

Courtney Watson é a irmã desajustada da família. Ela pode não ter uma vida tão organizada quanto a das irmãs, mas ela é excelente em uma coisa: guardar segredos. Inclusive sobre seu caso flamejante com um produtor musical. Planejar o casamento da própria mãe traz sua vida secreta à tona, mudando completamente a imagem que sua família tinha de Courtney para sempre. Quando o namorado de Siena, a irmã rebelde, a pede em casamento bem na frente de sua mãe e suas irmãs, é uma completa surpresa para ela. Siena já passou por dois noivados fracassados e desfeitos. Como ela pode aceitar se ela nem tem certeza que é isso que ela ainda quer? Rachel é a cínica da família. Ela acreditava que o amor duraria para sempre. Até o seu divórcio. Enquanto o dia do casamento de sua mãe se aproxima, seu ex passa a implorar por uma segunda chance, e ela é forçada a reconhecer algumas verdades incômodas sobre os motivos pelos quais seu casamento não deu certo. Rachel precisa decidir se ela vai deixar o orgulho ficar no caminho do seu felizes para sempre. (Skoob)
MALLERY, Susan. As filhas da noiva. Harlequin Brasil, 2018. 352 p.

O casamento de Maggy e Neal aproxima-se e, no meio disso, o que Rachel, Siena e Courtney - as filhas da noiva - não esperavam era que isso tivesse um impacto na vida delas, pois já estão muito bem crescidas e bem com o casamento, a mãe delas merece ser feliz, mas o casamento acaba sendo o ponto de ruptura que coloca o trem nos trilhos e as faz questionar sobre suas escolhas e sobre o amor.

"O amor doía. Sempre. Todos os tipos de amor. Se você ama alguém, vai se machucar. Era assim. E não queria isso. Nunca." 

O livro, narrado em terceira pessoa, muda diversas vezes o ponto de vista, não se concentrando apenas nas filhas da noiva, contando diversos pontos de vista, que se complementam e se opõem, sem ser, contudo, mentiras. Há tantas verdades quanto o número de pessoas que as contam. Principalmente dentro de uma família. A percepção de um acontecimento muda facilmente e de maneira drástica, que foi o que eu mais gostei nessa história e deu o tom real ao livro.

Eu adorei todos os personagens. Todos. Principais e secundários e aqueles que aparecem somente de passagem. Eu quero um livro para todos eles, porque todos tem histórias de fundo interessantes e eu adoraria ler mais sobre, porque pode ter sido somente uma passagem, todavia a autora soube deixar claro suas qualidades e seus defeitos, mesclando perfeitamente essas duas coisas sem parecer forçado, e me fazendo querer mais.

"-Sienna é bonita. Você deveria olhar para ela.
-Não estou interessado.
Courtney o olhou espantada.
-Você está interessado em mim?
Mentir seria fácil e provavelmente era o certo a se fazer, mas como sempre, Quinn escolheu o caminho difícil.
-Estou."

Não tenho muito o que dizer sobre as protagonistas do livro além do que está na sinopse, o resto é a história. A autora pegou os clichês da vida e tornou-os reais, bem como os remodelou, dando sentido e propósito a eles. Ela me fez conectar com os personagens através disso. Depois de um divórcio, de uma traição, quem não se sentiria mal e deixaria de se cuidar (Rachel)? Quem não acharia que tem algo de errado com você depois de dois noivados fracassados e de mais um à vista (Siena)? Quem não guardaria rancor de uma família que sempre a considerou incapaz (Courtney)?

Particularmente, eu quero mais um livro sobre dinâmica familiar, porque esse é tema que a autora sabe trabalhar, não acho que eu já tenha lido um livro que soubesse mostrar melhor a dificuldade que é ser uma família e sobre amá-la apesar disso, conciliando tudo sem fazer de uma parte culpada e da outra vítima.

Ser mãe não significa não errar, dizer algumas palavras de brincadeira e sem malícia com uma irmã não quer dizer que não estar machucando-a, e você pode estar lá, ao lado de quem ama, e não ver algo acontecendo, e não vai ser sua culpa, não vai ter nada que você possa fazer. E, algumas coisas, só quem passa pode fazer algo para mudar.

"A verdade, apesar de ser dita com carinho, ainda doía para caramba."

Eu adorei a leitura de As filhas da noiva. Confesso que eu esperava um chick-lit de sempre, cheio de clichês e acontecimentos previsíveis, nada muito surpreendente, mas o livro acabou sendo muito mais do que isso e eu quero mais livros dessa autora. Foram pequenas coisas que me encantaram, o que eu achei surpreendente. A leitura foi ótima. Eu estava lendo aquilo sorrindo. Sabe quando você lê uma parte e é tão fofa e perfeita, que você tem que ler de novo, para ver se é mesmo real e apenas aproveitar, porque nunca é demais? Prazer, essa fui eu durante todo o livro.

You May Also Like

0 comments