Filme #02: Billy Elliot

by - 08:30

Billy Elliot conta a história de um garoto chamado Billy Elliot (dã), que tem aulas de boxe no mesmo local, no mesmo horário, que ocorre aulas de balé e... ele não quer lutar boxe, ele quer dançar balé, e é sobre isso que é a história.

Billy começa a frequentar as aulas de balé depois do horário do boxe a principio e então começa a faltar as aulas de boxe para fazer apenas balé, pois sua professora, a Sra. Wilkinson, vê nele um futuro para a dança e quer que ele faça um teste para entrar numa escola de balé, a Royal Ballet School.
Claro, no meio disso, temos o conflito: o pai e o irmão mais velho de Billy recusam-se que ele... dance.

"-Senhorita, você não gosta de mim, não é?
-Não, Billy. Curiosamente, eu não. Agora vá embora!
-Cai fora você."
"-Isso soará estranho, Billy, mas há algum tempo venho pensando na Royal Ballet School.
-Você não é um pouco velho, senhorita?
-Não, não eu ... você! Eu sou o maldito professor!"


Eu não sei em qual tempo se passa a história, ela podia muito bem ser atual, porque até hoje você encontra pessoas que acredita que balé são para meninas e que meninos que dançam, gostar de dançar balé, são homossexuais, querem ser mulheres... É tanto preconceito, machismo, que nem parecemos que estamos no século XXI, é como se ainda estivessmos lá em quem-sabe-onde, usando mais saias do que aguentamos chutar com as pernas e queimando mulheres inocentes nas fogueiras, de preferências as ruivas porque elas são bruxas. Quem mais teria aquela cor alarmante no cabelo? Bruxas que queriam combinar com as fogueiras enquanto gritavam! Obviamente...

O filme trás reflexões quanto a essa divisão entre os sexos, sobre o que é de garota e garoto e sobre deixar as crianças escolher, e ainda tem um certo clima político, porque mostra uma greve de mineiros e como eles são forçados a escolher entre buscar uma condição melhor para sua família estando em greve ou trabalhar para alimentá-la, bem como o abuso de poder por parte dos policiais.
"Eu não quero ter uma infância, eu quero ser bailarino."

Enfim, o filme de Billy Elliot, em Billy Elliot, o que eu mais gostei foi a simplicidade dele e as reações das crianças, elas são todas inocentes e puras e tem frases maravilhosas e uma linha de pensamento que só me fez rir. Mal posso esperar pelo livro, porque é baseado nele, e eu acredito que a história seja contada pela visão de Billy.



Trailer

You May Also Like

0 comments