Livro #215: A fantástica fábrica de chocolate
Ninguém sabia o que acontecia dentro daquela fábrica de chocolate. Havia gente trabalhando nela, claro, mas ninguém entrava e ninguém saía. Só saíam os doces e os chocolates, bem embrulhadinhos, prontos para serem vendidos. Um dia, os portões da fábrica se abriram para os cinco felizardos ganhadores do Cupom Dourado - e o mistério se desvendou. O leitor é convidado a conhecer o rio de chocolate, a grama de açúcar mentolado, os caramelos de cabelo e mil outras delícias - tudo isso na companhia do incrível Sr. Wonka, o dono da Fantástica Fábrica de Chocolate.
DAHL, Roald. A fantástica fábrica de chocolate. Martins Fontes: 1999. 166 p.
Não tem quem não conheça o filme A fantástica fábrica de chocolate, com Johnny Depp, os Umpas-lumpas e Freddie Higmore. Se você não conhece, como assim?! Não acredito.
Esse foi um livro que assim que vi o desafio "salgadinho e docinho" do #MaratonaDoCâmera, eu pensei. Os doces (o chocolate!) de Wonka é algo que toda festa deveria ter. O livro também está participando do #aniversarioudeu, na categoria "cupcake" e "coxinha".
Nessa história fantástica, adaptada de forma magnífica para o cinema, acompanhamos a história de Charlie, uma criança pobre que consegue encontrar um bilhete dourado numa barra de chocolate e poderá visitar a fábrica de William Wonka com mais 4 criança.
"Era e não era, que história maluca,
Será uma aventura ou uma arapuca?
Dos cinco do início da história
Só um vai obter a vitória.
Três já tomaram chá de sumiço.
Falta só um pra acabar o serviço."
Sabe um livro que é uma graça? Pois é, é esse. A leitura é de uma fofura impressionante, me senti até nostálgica, como se estivesse lendo um daqueles livros infantis de 20 páginas.
Confesso que prefiro o filme ao livro; talvez porque os dois não diferem muito e assistir o filme foi algo meio que surrealista quando criança, enquanto que ler o livro agora quando mais velha é meio que... surreal também, embora surreal do tipo "que? sério?"
O final do filme também me agradou muito mais. A imersão e diversão que você tem ao assistir o filme é fantástico. Eu sei, estou usando essa palavra de mais.
Mas.
Recomendo os dois.
Livro participante da Maratona do Câmera na categoria "salgadinho e docinho".
Livro participante do Aniversário Universo de Utopia na categoria "cupcake" e "coxinha".
0 comments