Livro #242: Lugar nenhum

by - 13:58

Em Lugar Nenhum Neil Gaiman conta a história de Richard Mayhew, um jovem escocês que vive uma vida normal em Londres. Tem um bom emprego e vai se casar com a mulher ideal. Uma noite, porém, ele encontra na rua uma misteriosa garota ferida e decide socorrê-la. Depois disso, parecer ter se tornado invisível para todas as outras pessoas. As poucas que notam sua presença não conseguem lembrar exatamente quem ele é. Sem emprego, noiva ou apartamento, é como se Richard não existisse mais. Pelo menos não nessa Londres. Sim, porque existe uma outra - a Londres-de-Baixo. Constituída de uma espécie de labirinto subterrâneo, entre canais de esgoto e estações de metrô abandonadas, essa outra Londres é povoada por monstros, monges, párias, nobres, decaídos e assassinos - e é para lá que Richard vai.
Neil Gaiman | Lugar nenhum | Editora Conrad | 2007 | 336 p.


Eu sou apaixonada pelos livros infantis do Neil Gaiman. São leituras leves e rápidas. Infelizmente, Lugar nenhum não foi uma leitura tão rápida quanto eu esperava; me sentir rastejando e cada página era uma superação.

Mas!

Eu adorei a história.

É tão estranho.

"Meu jovem, você precisa entender uma coisa. Existem duas Londres: a Londres-de-Cima — onde você morava — e a Londres-de-Baixo, o Submundo, habitada pelas pessoas que caíram pelas fissuras do mundo. Agora você é uma delas. Tenha uma boa noite."

Não foi uma leitura rápida e eu adoraria que tivesse sido um pouco mais rápida, mas a história é sensacional e não me arrependo. As descrições são detalhadas e eu não sou do tipo "detalhes", mas não achei chato.

E o que falar da trama? Eu nunca vi nada parecido antes. Essa é uma trama original. Se você já viu algo parecido, pense que esse livro é uma adaptação de uma série de 1996 (sim, primeiro veio a série e depois o livro) e não devia haver nada parecido antes.

Eu me senti totalmente presa na aventura e a cada momento era enganada. Eu pensava "não vou me surpreender quando X for desmacarado" e e eu totalmente me surpreendi quando Y foi.

"-Posso fazer uma pergunta? — disse Richard.
-Sem dúvida que não. Você não fará perguntas. Nem obterá respostas. Não saia nunca do caminho. Nem pense sobre o que está acontecendo com você agora. Entendeu?
-Mas...
-O mais importante de tudo: nada de 'mas'. E o tempo é muito valioso. Vamos andando."

Eu entendo que em fantasias você nunca tem as respostas do mundo mágico, mas Neil, por favor, que tal um livro sobre a Londres-de-Baixo apresentando a Londres-de-Baixo? Adoraria conhecer mais sobre esse universo.

You May Also Like

0 comments