Livro #249: O clube dos oito

by - 12:20

Como um grupo de jovens estudantes bem-educados acabou se envolvendo num escândalo que chocou um país? Por que tantos especialistas em comportamento juvenil têm algo a dizer quando o assunto é o Clube dos Oito? Até quando inúmeras manchetes de jornal e programas de TV sensacionalistas vão explorar o caso nos mínimos detalhes? Para fazer com que a verdade venha à tona, Flannery Culp, a dita líder do Clube, decide tornar público o diário que manteve ao longo do seu desastroso último ano de ensino médio. Agora que está presa por cometer um assassinato, a garota tem tempo de editar o que escreveu e revisitar a rotina que levava ao lado de seus sete melhores amigos. A narrativa de Flan, permeada de professores da pior índole, um amor não correspondido, aulas complicadas e jantares pomposos, comprova que ela pode até ser uma adolescente criminosa — mas, pelo menos, é uma adolescente criminosa muito inteligente.
Daniel Handler | O clube dos oito | Seguinte | 2018 | 400 p


Começo essa resenha com uma pergunta: que nota dar a um livro que você não sabe se ama ou odeia?

Eu sabia que iria amar o livro antes mesmo de ler (é de Daniel Handler!), mas, depois, lá estava eu numa confusão de sentimentos e sem saber como classificá-lo!

Primeiro, eu esperava uma história de humor gótica, com uma escrita poética, porque estamos falando de Daniel Handler (aka Lemony Snicket!). Minhas expectativas eram altas. E não foram alcançadas. Mas não consigo parar de pensar nesse livro durante e depois da leitura

Não era o livro que eu esperava e os personagens poderiam ter sido melhor desenvolvidos, porque temos como foco o clube dos oito, mas eles estão rasos, tão rasos, e eu esperava mais, queria mais; e a trama foi superficial, sério, todo esse draminha adolescente não compra ninguém, porque adolescentes não são dramáticos assim apesar de toda mídia que recebem

Eu não era dramática assim

Mas eu não consegui parar de ler

Chegou um momento que eu estava lendo na raiva, no ódio, admito. Chegou um momento até que comecei a entender tudo que houve. E, agora, aqui estou, sem saber o que sinto
.
"Faça alguma coisa. Não fique só olhando para um problema que acha que não consegue resolver. Faça alguma coisa."
.
O livro trata de tanta coisa importante, como abusos de drogas e sexual, homofobia, gordofobia, negligência dos pais, sensacionalismo através da mídia e de "especialistas", que distorcem a realidade para se autopromover. O melhor é que todos esses temas não são gritados, apenas esfrega-o na sua cara de forma(não tão) sutil.

Eu recomendaria esse livro não porque amei (eu não sei nem dizer se amei), mas por causa de toda essa confusão que ele nos faz sentir, das dúvidas que traz à tona sobre Flan e o clube dos oito e faça alguma coisa!

E o que você faria, que nota daria? Eu não daria nem 3 (minha nota para livros ruins que termino) nem 5 (perfeitos), mas 4 também não é a nota ideal. Estou dando 3,5 e um ♡ (livros que eu leria novamente); espero ler esse livro de novo, mais uma vez, daqui a uns anos, e reavaliá-lo.

Livro participante do #DLL20, na categoria "capa vermelha".

You May Also Like

0 comments