Livro #256: Aladim
Aladim finalmente ganha uma merecida edição individual que oferece ao leitor toda a riqueza deste conto de As mil e uma noites, como narrado por Sherazade. Habitualmente retratada como simples aventura infantil, a história do adolescente rebelde que luta pelo amor da princesa e pela lâmpada mágica mostra-se aqui muito mais rica e complexa. Esta nova versão, organizada pelo estudioso Paulo Lemos Horta e traduzida para o português a partir da aclamada versão inglesa de Yasmine Seale, recupera detalhes, sutilezas e a força narrativa do original. Podemos ouvir a voz feminina e única de Sherazade hipnotizando o Sultão que ameaça matá-la quando a história acabar – mantendo-o assim à espera do episódio seguinte, tal como nós. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.
Paulo Lemes Horta & Yasmine Seale | Aladim | Zahar | 2019 | 144 p.
Não há quem não ouviu falar de Aladim. Vocês com certeza tinha aqueles livrinhos de 10 páginas minúsculas que contava a história e/ou assistiram ao filme da Disney em desenho animado.
E o que essa versão da Zahar nos traz, então?
É apenas uma novelização do filme?
Não.
Aqui temos a história que Sherazade de Mil e uma noites contou para o Sultão, para que ele não a matasse. Escutamos a história pela própria voz dela, encantamo-nos por um conto que traz uma versão um pouco diferente, um pouco mais alongada, com alguns acontecimentos adicionais , mas não o bastante para que o Sultão (e os leirores) se enfadonhe.
"Ao concluir a história, Sherazade prometeu ao sultão outra, não menos encantadora, no dia seguinte. Antes que o sol raiasse, sua irmã, Duniazade, lembrou-a da promessa e disse que o sultão estava pronto para ouvi-la. Sherazade não o fez esperar. Esta é a história que ela contou."
Eu adorei a história.
Mas.
Não sei dizer se prefiro essa ou a do filme; talvez se eu juntasse as duas aí eu teria a minha preferida. Porque eu gosto do gênio ser libertado no filme e de Aladim ser um Robbie Hood e de Jasmine ser mais ativa (#spoiler), mas gostei da mãe de Aladim no livro e da voz de Sherazade narrando a trama, comentando-a e ainda dizendo a moral da história.
Mais alguém leu esse conto? O que achou?
Livro participante do #DLL20, na categoria "contos".
0 comments