Livro #278: O perigo de uma história única
Uma das palestras mais assistidas do TED Talk chega em formato de livro para os fãs de Chimamanda, e para todos os que querem entender a fonte do preconceito.O que sabemos sobre outras pessoas? Como criamos a imagem que temos de cada povo? Nosso conhecimento é construído pelas histórias que escutamos, e quanto maior for o número de narrativas diversas, mais completa será nossa compreensão sobre determinado assunto.É propondo essa ideia, de diversificarmos as fontes do conhecimento e sermos cautelosos ao ouvir somente uma versão da história, que Chimamanda Ngozi Adichie constrói a palestra que foi adaptada para livro. O Perigo de uma História Única é uma versão da primeira fala feita por Chimamanda no programa TED Talk, em 2009. Dez anos depois, o vídeo é um dos mais acessados da plataforma, com cerca de 18 milhões de visualizações.
Chimamanda Ngozi Adichie | O perigo de uma história única | Companhia das Letras | 2019 | 64p.
Adoro ler esses TED da Adichie e com O perigo de uma história única não foi diferente. A autora ilustra por meio de experiências pessoais, algumas situações, ideias, acontecimentos, que normalmente não questionamos, não pensamos criticamente a respeito, porque foi o modo como formos criados e essa é tipo A nossa verdade universal e não se questiona a verdade universal.
(Apesar de eu amar questioná-la.)
E nesse livro, Adichie vem trazer o perigo de se conhecer apenas uma história. Todos sabemos que "a história é escrita por vencedores", mas já consideramos o impacto disso? Confesso que até ler esse livro, não percebi a extensão desse impacto, o que me fez refletir bastante sobre minhas experiências.
Uma delas foi como originalmente eu escrevia personagens brancos, tipico estilo europeu, e, sim, isso é uma herança da nossa história de escravidão, de eurocentrismo, de brancura, de tanta coisa... e eu nem percebia esse padrãozinho! Era apenas "o ambiente e os personagens não podem ser o que vivencio" e eu nem pensava porque não.
E o maior perigo de uma história única é exatamente isso, não perceber, e mudar esse ciclo é a pior parte. Que tal começar lendo essa palestra de Adichie? Eu super recomendo.
0 comments