Livro #55: O Elevador Ersatz - Desventuras em Série 6
O Elevador Ersatz
Título: O Elevador ErsatzAutor: Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 232
Ano: 2003
Sinopse: Como nos episódios anteriores, o sexto livro de Desventuras em série está repleto de desgraça, desespero e mal-estar. Quando essa nova desilusão começa, os irmãos Baudelaire estão acompanhados do Sr. Poe, um executivo de banco que ficara encarregado das crianças depois da morte dos pais deles num horrível incêndio. Eles vão até à residência da família Squalor, os novos tutores dos Baudelaire. O Sr. Poe acredita que ali Violet, Klaus e Sunny estarão a salvo do ganancioso e traiçoeiro Conde Olaf, que foi o primeiro tutor dos três irmãos e que pretende, desde então, apropriar-se da fortuna herdada pelos Baudelaire. A última maldade cometida por Conde Olaf foi raptar os trigêmeos Quagmire, de quem os Baudelaire haviam ficado amigos no colégio interno.
Os Órfãos Baudelaire estão nervosos sobre seus amigos que foram sequestrados pelo Conde Olaf e ansiosos pelo momento que encontrarão seus novos tutores, Esmé e Jerome Squalor, na Avenida Sombria, que faz jus ao nome.
“Às vezes as palavras não são o bastante.”
Depois que Sr. Poe os deixa na entrada do prédio para ir atrás do par de Trigêmeos Quagmire, Duncan e Isadora, pois agora é o Vice Presidente Encarregado dos Assuntos de Órfão, as três crianças têm que subir 48 ou 84 andares a pé (prédio esse que tem na verdade 66 andares).
Na cobertura, local onde seus tutores moram, o apartamento tem 71 quartos e eles puderam escolher os que mais lhe agradavam, contudo o quarto de Violet que tem uma bancada para inventar, não tem ferramentas, o de Klaus é ao lado de uma biblioteca que não tem livros interessantes, e no de Sunny só tem brinquedos para bebês, nenhum pouco adequado para seus dentes.
“As crianças sabiam, como estou certo de que vocês sabem, que normalmente não há motivo para ter medo do escuro, porém mesmo que a gente não sinta realmente medo de alguma coisa, pode não querer chegar perto dela.”
Esmé é a sexta maior executiva da cidade e se recusa a comprar o que eles querem, pois vive a disposição do que está in e out; na moda e fora dela, tendo adotado somente os Baudelaire porque órfãos estão in. Jerome é seu marido e nenhum pouco preocupado com essas coisas, mas ele se recusa a discutir com alguém, principalmente com sua esposa, fazendo sempre o que ela pede, mesmo que não goste.
“Nunca é agradável discutir com alguém, mas às vezes é útil e necessário.”
O Leilão In está se aproximando, tendo como propósito dá mais dinheiro a Esmé, quando o consultor chega à cobertura para ajudá-la a classificar os objetos, os Órfãos percebem que Gunther, Faz Favor, é mais um disfarce do Conde Olaf.
Tentando descobrir os planos traiçoeiros desse vilão, os Órfãos terão que brincar com fogo, entrar em um poço de elevador, descer por uma corda ersatz, fazer lances num leilão, para no fim serem mais uma vez desafortunados em suas vidas.
“Todo problema tem a sua solução. (...) Só que às vezes leva um bom tempo para achar a solução, mesmo que ela esteja bem diante do seu nariz.”
O sexto livro de desventuras em Série, O Elevador Ersatz, tem como objetivo, além de narrar os acontecimentos infelizes desses três irmãos, fazer uma critica a modinhas e como somo influenciados por elas. Será que fazemos o que queremos ou a moda nos induz a isso?
0 comments