Kiznaiver
Sinopse - Katsuhira Agata é um quieto e reservado adolescente cujo senso de dor desapareceu. Sua amiga Chidori Takashiro só consegue se lembrar vagamente dos dias antes de Katsuhira disso acontecer. Agora, seu comportamento complacente faz Katsuhira ser um alvo constante para os valentões, que roubam ameaçando com socos, embora eles só o faça piscar. No entanto, um dia Katsuhira, Chidori, e outros quatro adolescentes são raptadas e forçadas a aderir ao sistema Kizuna, que ficam conhecidos comoKiznaivers. Os participantes estão conectados através da dor: se um membro é ferido, os outros vão sentir uma quantidade igual de agonia. Estes indivíduos devem tornar-se os ratos de laboratório e bodes expiatórios de um sistema incompleto projetado com a paz mundial em mente. Com seus destinos entrelaçados, literalmente, os Kiznaivers deve expor seu verdadeiro eu para o outro ou colocarao em risco muito mais do que apenas o Sistema Kizuna.Kiznaiver começa com um garoto pequeno correndo para impedir que uma garota pule, ela lhe diz que um dia ele vai ter sua dor de volta antes de pular, e por algum motivo o cabelo castanho dele fica branco quando ela pula.
“O passado que você quer esquecer é justamente aquele que você nunca deve esquecer.”
Nos dias atuais, Katsuhira Agata, de cabelo branco com mechas castanhas (mesmo que eu pensasse que fosse ser verde pela imagem do MAL), não sente dor. Nenhum pouco. Nada. Por isso, ele é constantemente alvo de bullying. Quando Sonozaki diz que irá lhe dizer o motivo porque isso acontece, (ela fala que as pessoas sentem raiva dele, querem machucá-lo, fazê-lo demonstrar algum sentimento), Kacchon é sequestrado por gomorin a mando da Sonozaki/Nori-chan.
Em um prédio abandonado, Nori-chan revela que Sugomori é uma cidade feita para colocar em ação o Plano Kizuna, plano esse que consiste em dividir a dor e experiências psicológicas entre os envolvidos, visando à paz mundial. O Sistema Kizuna ainda está em fase de teste, por isso eles pegam sete adolescentes diferentes, nomeando-os de sete pecados modernos, para serem Kiznaivers. Nori-chan diz que, ao final das férias de verão, eles serão retirados do Sistema , contudo até lá, os setes terão que conviver juntos, além de que serão colocados em missões para que os laços entre eles se fortaleçam.
"Às vezes um laço pode surgir a primeira vista."
"A verdadeira felicidade só é alcançada por laços"
"Se você não sabe o tamanho da ferida ou como esta machucando. Se não sabe isso, não faz sentido compartilhar com os outros, faz?"
Quando terminei de assistir ao primeiro episódio de Kiznaiver fiquei com varias perguntas. Como Kacchon teve a dor dividida com os outros se não sente dor? Pareceu-me que a ferida foi dividida. Mas quando a Nico deu um tapa, todos os outros sentiram a dor, mas a dor de cair de uma escada é maior do que a dor de uma tapa. Ainda não entendi. Outra coisa foi que, ao menos, Kacchon teve uma visão feliz (amo bolinhas) antes de ser empurrado escadas a baixo.
Como em Mayoiga (outro anime da temporada que é um dos meus favoritos), Kiznaiver tem um grupo de protagonistas, os sete mais Nori-chan, embora a historia seja mais focalizada no Kacchon e seu passado, e também foca no psicológico, nas emoções. Todas os personagens estavam de algum modo enganados sobre os outros ao mesmo tempo que estavam certos, só que não do jeito que esperavam.
“Amigos são como molho de soja! O tempero mais poderoso! Melhor que açúcar e sal!”
Chidori é a moralista irritante, sempre tentando está certa mesmo que não esteja. Achei ela realmente irritante. Tenga é o delinquente musculoso, embora não seja realmente um delinquente. Niko tenta ser excêntrica para que ninguém a odeie, pois ela é linda e rica. Honoka é a toda poderosa, pois ela é... Uma diva, simples assim. Yuta é o normalzão astuto, ele é inteligente e quer ser ‘tão normal’ quanto possível. Hisomu é o imoral por está sempre buscando a dor, ele é um masoquista.
E por últimos temos Kacchon, o Imbecil, que por não sentir dor também não sente nada. Não tem como não ter um e ter outro. Afinal você não sabe reconhecer a felicidade sem a tristeza. Ele é bastante desanimado, sem se importar com nada.
"Todo mundo quer ser especial para alguém. Seja por emoções positivas ou negativas. Como você não expressa dor, como você não sofre... As pessoas não se satisfazem com você. Isso as irritam. Todo mundo quer deixar uma marca em outra pessoa. Todos querem se conectar a alguma pessoa."
Ou quase nada, já que vive pensando na Nori-chan. Só de assistir a opening e a ending, que são maravilhosas, dá para entender o essencial da relação entre eles. E a cena quase final do anime que acontece na ponte (por que sempre tem que tem uma ponte?) parece complementar a opening. Demais. Infelizmente Chidori é irritante (eu já disse isso?) e transformou isso em um triangulo amoroso, embora seja bastante óbvio quem o Kacchon ama, então não é realmente um triângulo, mas um amor não correspondido.
Outro casal que amei logo de cara foi Honoka e Yuta, eles são aquele shipper que já veio de fabrica, não tem como alguém negar. É aquele casal que se odeiam... Não, eles são indiferentes um ao outro, mas que tem momentos de união. É algo lindo.
"Dependendo de como se analisa, acho que podemos compreender tudo... não é?"
O final me surpreendeu, eu nunca esperaria que isso fosse acontecer. O anime era de cotidiano se tirássemos o fato da conexão entre eles, apenas os últimos episódios tiveram uma reviravolta. Nori-chan me deixou muito surpresa, tanto no que ela fez quanto em suas ultimas palavras no anime. Ri demais.
FICHA TÉCNICA
Títulos alternativos
Nome original: Kiznaiver
Informações
Tipo: TV
Lançamento: 09/04/16 - 25/06/16
Episódios: 12
Duração: 24 minutos por episódio
Classificação: 13+
Gêneros: Drama, fantasia.
Estúdio: Trigger
Produtores: Aniplex, Movic, Ultra Super Pictures, Sammy, Asahi Broadcasting Corporation, BS11, Crunchyroll.
Abertura: Lay your hands on me.
Encerramento: Hajumari no Sokudo.
Para mais informações acesse MyAnimelist.
Trailer
Recomendo que leiam esse artigo, é muito boa a explicação sobre a ending.
0 comments