Anime #01: Shigatsu wa Kimi no Uso

by - 00:01

Shigatsu wa Kimi no Uso

  Sinopse - Um pianista prodígio se torna incapaz de ouvir sua própria musica após o trauma de perder sua amada mãe e professora. com isso arrancado dele, a vida de Kousei Arima se torna monótona e sem brilho. Um dia, Kousei é apresentado a uma violinista chamada Kawori Miyazono. Apesar da péssima primeira impressão que Kawori causa, sua musica encanta completamente o rapaz. Livre, poderosa e apaixonada, a performance audaciosa de Kawori traz de volta a Kousei a luz da vida. Reunidos pela musica, poderão as sinceras notas do violino da garota fazer com que o rapaz volte a tocar piano.

“Se você tem alguém que ama, você vê tudo mais colorido.”
A primeira vista, o anime parece ser uma comédia romântica acompanhada de música, você acredita nisso no primeiro episódio. Não é verdade. O foco da história não está no romance, no circulo amoroso que existe, porque é assim: Tsubaki apaixonada por Kousei, Kousei por Kawori, Kawori por Watari, Watari por si mesmo. Talvez não um circulo, uma flecha, talvez. O anime traz temas profundos abordados de forma leve, o que é um dos pontos altos dele, se esquecermos o fato de que não tem como crianças de 14 anos serem tão... poéticas. Nem eu, com a mesma idade dos personagens quando foi lançado, podia me imaginar daquele jeito.
Kousei sofre de um trauma emocional que o impede de se ouvir tocando piano, ele ouve qualquer outra pessoa, menos ele, sentindo-se como se estivesse mergulhado dentro da água nesses momentos. Quando ele ainda tocava, podemos resumir que ele era um robô, nunca errado uma nota, um tempo, algo totalmente diferente de Kawori, que toca como quer, no ritmo que desejar. Ela nunca é escolhida pelos críticos, mas pela plateia pelo modo alegre que toca musicas que normalmente seriam “chatas”.
A abertura, o encerramento, o design, a ambientação, é tudo muito animado, com cores alegres e brilhos. O que te faz pensar que é uma historia feliz. Engana-se. Isso pareceu para mim uma forma de balancear o drama e a tristeza que você sente na reta final e uma mentira. Mais uma da lista. Não é a toa que pode ser traduzido como “Sua mentira em abril”. Todos os personagens mentem sobre alguma coisa, para si mesmo ou para as pessoas ao seu redor.

"Tem um monte de musicistas assim, com certeza. Alguns pensam “Já cansei disso!” ou “Então toque você!” mesmo assim eles recolhem tudo e enfrentam as partituras. É assim que é criada a maior e mais bela mentira de todas."

Tirando a opening e a ending, todas as músicas que aparecem são orquestradas, musicas clássicas de artistas famosos, como Bach e Beethoven. Algumas pessoas podem achar ruim, que não houve muita musica, mas o foco da historia não está nisso.
O anime é sobre superação, essa é a mensagem que ele traz. Que, apesar das dificuldades que você encontra na vida, das coisas tristes que aconteçam contigo, você tem que continuar vivendo. Apesar de saber como terminaria a historia, não podia ter outro final além daquele, embora eu torcesse muito para um, eu ainda continuei assistindo e não me arrependo, embora tenha chorando um pouco com a conclusão da história.
"A partir do momento que encontramos outras pessoas, não conseguimos mais ficar sozinhos."  

FICHA TÉCNICA
Títulos alternativos

Nome original: Shigatsu wa Kimi no Uso
Nome em inglês: Your Lie in April
Tradução: Sua mentira em Abril
Informações
Tipo: TV
Lançamento: 10/10/2014 - 20/03/2015
Episódios: 22
Duração: 22 minutos por episódio.
Classificação: +13
Gêneros: Drama, musica, romance, escolar, shounen.
Estúdio: A-1 Pictures
Produtores: Aniplex, Dentsu, Kodansha, Fuji TV.
Abertura: Hikaru naka, Nanairo symphony.
Encerramento: Kirameki, Orange.
Para mais informações acesse MyAnimelist.

Trailer
 

You May Also Like

0 comments