Livro #03: Vida e Morte - Crepúsculo Reimaginado
Vida e Morte
Titulo: Vida e Morte - Crepúsculo Reimaginado
Autora: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Páginas: 391
Ano: 2015
Sinopse: Quando Beaufort Swan se muda para a sombria cidade de Forks e conhece a misteriosa e sedutora Edythe Cullen, a sua vida dá uma volta emocionante e aterrorizadora. Com a sua pele de porcelana, olhos dourados, voz hipnotizante e dons sobrenaturais, Edythe é ao mesmo tempo irresistível e enigmática. O que Beau não percebe é que, quanto mais se aproxima dela, mais coloca a si mesmo e aqueles que o rodeiam em risco. E pode ser demasiado tarde para voltar atrás.
Em Vida e morte os leitores vão se maravilhar com a experiência de ler a icônica saga de amor agora pelos olhos de um adolescente que se apaixona por uma sedutora vampira. Numa publicação ao estilo “vira-vira”, a edição comemorativa traz mais de 400 páginas de conteúdo extra, além da nova capa, com Crepúsculo de um lado e Vida e morte de outro. Os milhares de fãs de Bella e Edward não vão querer perder a oportunidade de ver seus tão queridos personagens em novos papéis.
“Fico maravilhada que já se tenham passado 10 anos da primeira edição de Crepúsculo”, cometa a autora Stephenie Meyer. “Para mim, esse aniversário é uma comemoração dos fãs, que sempre foram inacreditavelmente dedicados e apaixonados.”
Morte e Vida pode ser definido como estranho. Você não sabe se deve amar ou odiar, mas com certeza você se envolve com a historia, como a atração que sentimos para olhar um acidente de carro por mais trágico que seja.
Eu pensava como iria ficar a historia trocando os gêneros dos personagens desde que Meyer mencionou essa mudança, e eu me surpreendi. Teve algumas partes que gostei mais do que o original, outras que achei estranha, como a de Beau montado nas costas de Edythe. Mas, que mesmo assim, continuei achando interessante.
Crepúsculo podia ser o romance entre uma garota fraca e sem sal com um vampiro que brilha, entretanto Morte e Vida mostra a verdadeira historia, os fatos que não podemos enxergar pelos preconceitos que, por mais que pensamos não ter e que não queremos ter, continuam a existir na nossa sociedade: o romance de dois seres vivos de raças diferentes, normalmente envolvida numa relação de caça e caçador, duas pessoas que se amam apesar de suas divergências e que enfrentaria qualquer coisa por esse amor.
"Tente não se prender a papéis antiquados de gênero."
Comecei a ler e tentei entender quem era quem, passei boa parte focada nisso, todos os personagens tiveram os sexos trocados, menos Charles e Reneé por questão de lógica. No ano em que a historia se passa, não tinha como a criança ficar com o pai, a mãe teria a guarda dela. Bela vira Beau, Edward transforma-se em Edythe, algumas características continuam iguais, algumas dão lugares a outras muito melhores do que o original.
"Uma bela estátua, entalhada por um gênio artístico. Afrodite, talvez. Era ela a deusa da beleza?"
O que mais gostei nessa reimaginação foi que o livro, apesar de ter acontecimentos iguais ao de Crepúsculo, estava muito mais engraçado. Beau continua sendo um humano indefeso, depressivo e um tanto quanto obcecado por uma vampira, e Edythe, uma vampira que se apaixona por sua 'bebida', que tenta se afastar, mas não consegue. Entretanto outros detalhes são acrescentados que tornam a historia mais divertida e que quebra os tabus encontrados em muitos livros e em nossas vidas.
Spoiler
Como não vai ter uma continuação, o final teve que ser reescrito, Morte e Vida é semelhante a Crepúsculo até os dois últimos capítulos, onde já era esperado o que iria acontecer. Não tinha como elas ficarem iguais, por questões biológicas que todo mundo sabe, Bela pode ter uma criança porque tem útero e por mais ilógico que seja Edward tem espermas, embora não possua sangue. Muito sentido isso... Agora, Edythe é uma vampira e não tem como ela ficar grávida, porque ela precisara de muitas coisas que não tem por ser um vampiro e Meyer entraria em mais problemas ainda se tentasse solucionar esse problema. Acredito que todo mundo sabe o que aconteceu, mas para os que não perceberam: Beau se tornou vampiro.
"-Posso encarar qualquer coisa desde que você esteja comigo.
Ela passou os braços pelo meu pescoço.
-Então vou ficar.
-Para sempre – falei.
-Para sempre- concordou ela.
Eu me inclinei até meus lábios encontrarem os dela.
O para sempre ia ser incrível."
0 comments