Livro #96: Leaving Paradise - Leaving Paradise 1
Leaving Paradise
Título: Leaving ParadiseAutora: Simone Elkeles
Editora: Não publicado no Brasil
Páginas: 312
Ano: 2007
Sinopse: Nada tem sido o mesmo desde que Caleb Becker deixou uma festa bêbado, pegou o carro e atropelou Maggie Armstrong. Mesmo depois de meses de fisioterapia, Maggie continua manca. Sua vida social não existe e uma bolsa de estudos internacional - sua chance de fugir de todo mundo e seus olhares de pena - foi cancelada. Depois de um ano na prisão, Caleb está livre… Mas liberdade significa constante vigilância de um tutor e os olhares curiosos da cidade toda. Voltar pra casa deveria ser bom, mas sua família e sua ex-namorada agora lhe parecem estranhos. Caleb e Maggie são diferentes, classificados como “criminoso” e “estranha”. Então a verdade sobre o que realmente aconteceu na noite do acidente surge, e, mais uma vez, tudo muda. A jornada de Caleb e Maggie é sombria e tortuosa, ainda que eles acabem encontrando conforto e força em uma fonte surpreendente: um ao outro.
Sabe quando uma história é boa e você se pergunta por que ninguém comprou os direitos autorais ainda? É o que me pergunto toda vez que releio Leaving Paradise (traduzido literalmente como Deixando Paradise): O que essas editoras têm na cabeça para não publicarem essa duologia maravilhosa?
“-Precisa de uma carona? (...)
-Não, obrigado - porque na prisão aprendi a não criar expectativas ou confiar nos outros.”
O livro começa com Caleb ainda num centro reformatório, aguardando o veredicto que lhe dirá se ele pode ou não sair um ano mais cedo dali. Ele foi preso logo depois de ter atropelado uma garota enquanto estava bêbado e fugido do local sem prestar socorro. Tudo que ele mais quer é retomar sua vida em Paradise...
Entrementes, tudo o que Maggie – a garota atingida, melhor amiga da irmã gêmea de Caleb e vizinha de porta dele, que perdeu a capacidade de andar sem mancar – deseja é recomeçar sua vida. E de preferência bem longe de Paradise.
“Às vezes você tem que se afastar da multidão, a fim de ser uma pessoa melhor. Nem sempre é fácil, isso é verdade. Mas é certo. E, às vezes, fazer a coisa certa é muito bom. Mesmo se acabar em uma viagem ao escritório do diretor.”
Enquanto para alguns Paradise é o Paraíso, para outros, isso está bem longe da realidade. A vida depois do acidente não é fácil nem para Caleb ou Maggie, que precisam acostuma-se com os olhares que recebem a cada passo, porque Caleb não é mais um lutador popular e Maggie uma jogadora de tênis com um futuro brilhante pela frente. Mas ninguém que falam deles, comentam disso, eles não se importam com isso...
E isso era algo que Maggie não queria lidar. Ela queria ir para Espanha antes que Caleb fosse solto, entretanto ele é liberto um ano antes. E logo depois Maggie descobre que não vai ganhar nenhuma bolsa de estudos porque não joga mais tênis e a bolsa era para esportes. E é ai que ela começa a trabalhar com a Sra. Reynolds para guardar dinheiro, só que Caleb também começa a trabalhar lá!
“-Eu sou manca.
-Eu também. E a maioria dos meus amigos também. Pelo menos os que não estão mortos. Contanto que você não reclame disso, eu não vou reclamar.”
Meus Deus, a autora escreve de forma simples, contudo é tocante. Você entende o que ela passa e fica sem fôlego pela simplicidade, mas complexidade dos acontecimentos. Você pode ate pensar “Vitima e bandido? Clichê!” Mas não é, pois Simone Elkeles não escreveu uma historia sobre se apaixonar por quem te fez mal, não é um livro de síndrome de Estocolmo, porque tanto Caleb quanto Maggie são vitimas.
“-Você está me seguindo?
-Sim.
-Por quê?
-Honestamente?
-Você está aonde eu desejo estar.”
Leaving Paradise é sobre se perdoar; perdoar os outros, mas acima de tudo perdoar a si mesmo. Um acidente nada mais é do que um acidente, ninguém tem culpa, foi tudo acidentado, mas isso não significa que você não tem culpa ou que não deve se responsabilizar por suas ações. E, no fim, a mensagem que fica é: se beber, não dirige.
Resenha da continuação (Return to Paradise)
0 comments