Livro #109: Quase Uma Rockstar

by - 00:15

Quase Uma Rockstar

Título: Quase Uma Rockstar
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Ano: 2015
Sinopse: Desde que o namorado da mãe as expulsou de casa, Amber Appleton, a mãe e o cachorro moram em um ônibus escolar. Aos dezessete anos e no segundo ano do ensino médio, Amber se autoproclama princesa da esperança e é dona de um otimismo incansável, mas quando uma tragédia faz seu mundo desabar por completo, ela não consegue mais enxergar a vida com os mesmos olhos. Será que no meio de tanta tristeza e sofrimento Amber vai recuperar a fé na vida?



Amber Appleton é uma princesa, mas não uma princesa normal, que vemos em filmes, com castelos e vestidos armados, ate porque ela mora em um ônibus escolar com sua mãe e seu cachorro e veste as roupas que faz na escola. Amber Appleton é a princesa da esperança!
Dotada de um otimismo inabalável, Amber faz tudo para ajudar as pessoas ao seu redor. Desde reuniões secretas para professores não serem despedidos a batalhas de esperanças contra pessimismo num asilo; cantar soul pop numa igreja para ensinar as Divas Coreanas por Cristo aprender inglês também está na lista. Nada está longe demais do alcance de suas mãos, não existe nada que ela não faça pela felicidade alguém.

“(...) não importa quantas provas existam de que a vida não faz sentido, precisamos acreditar que sim, ela faz. E que a história de Jesus é uma boa história simplesmente porque nos ensina que devemos ser bons uns com os outros. Que devemos fazer o que for preciso, que devemos cantar soul, se isso for melhorar a vida dos outros. Que devemos tentar ser bons e amar a todos.”

Ingênua, sonhadora, dona da mania de dizer “Não é? Pois é!” e esperançosa, Amber espera entrar na mesma faculdade que Donna, mãe de um dos Cinco (nome que é dado ao seu grupo de amigos), que cursou direito de graça e é a segunda pessoa que Amber mais admira e, para ela, Donna seria perfeita se não fosse ateu.
JC ocupa o primeiro lugar no rank de admiração de Amber Appleton. Ela deseja ser como ele, quase uma rockstar, porque é o que Jesus Cristo é para ela, e ela quer mostrar isso para os outros e fazê-los entender, mas nunca sem forçar algo, como Padre Chee, seu Homem de Deus, faz. Seu Homem de Deus que sempre a perdoa quando ela se confessa com ele – Bobby Big Boy, Triplo B, seu cachorrinho, às vezes ocupa esse lugar no confessionário.

“Ele atua como meu padre particular, já que o Padre Chee é apenas um servo de Deus, não Deus, logo, não é onipresente. Tenho prioridades, e manter a alma limpa com uma confissão diária está no topo da lista. Sou uma ótima católica. Ainda não perdi a V. Nossa Senhora e eu somos muito parceiras. Cara, eu sou uma adolescente abençoada por Deus! E minha mãe só vai voltar depois que o bar fechar, talvez nem depois disso. Ela saiu para pescar homens, como diria Jesus.”

E existem diversos personagens que me cativaram, como a Donna, porque ela é para se admirar, Amber tem razão; Rick, filho de Donna que tem autismo e é um gênio em matemática;o Soldado Jackson, que escreve haicais e toma chá verde; o Príncipe Tony, diretor da escola, que é facilmente manipulado por nossa Princesa da Esperança... São todos personagens únicos, com características que impressionam.

“-O que foi desta vez? (...)
-Rezei por você ontem à noite, Príncipe Tony.
-Rezou? — Ele não sabe como reagir a isso. A igreja, o Estado e tal. Estamos em uma escola pública. — Por que você rezou por mim?
-Rezo por você toda noite. Sério. (...) Vou dizer uma coisa para você, Príncipe Tony, e depois vou sair por aquela porta. (...) Você é gente boa, Príncipe Tony — começo —, e acredito de verdade que vai fazer uma limpa na escola e proteger os alunos dos interesses egoístas de membros do conselho como o sr. Pinkston. Confio em você, Príncipe Tony. Confio em você. (...) Pense bem, Príncipe Tony. Você sabe qual é a coisa certa a fazer. Eu acredito em você. E rezo por você. Toda noite.”

Na primeira parte da história, acompanhamos a rotina esperançosa de Amber, mas ela muda completamente quando uma tragédia acontece na sua vida e Amber precisa repensar suas crenças, pois... Como uma Princesa da Esperança continua distribuindo esperanças quando perde a sua própria esperança? É o que nossa protagonista precisa descobrir.

“Enquanto pedalo, começo a ter uma sensação ruim. Começo a achar que entendi tudo errado, e que todo mundo — todas as muitas pessoas que não são como eu — está certo, que essa minha esperança é só uma besteira infantil. (...) no fim das contas, isso não significa nada, porque sou uma só, e existem muitas pessoas que não são como eu. Talvez eu seja apenas uma distração divertida para elas. Talvez eu seja só uma menina estranha. Uma pequena atração antes do show de verdade.”

Amber é uma ótima pessoa e o pior é isso: saber que ela é uma ótima pessoa. Você ler tudo que acontece com ela, a ver ser quebrando ao perceber que ser uma ótima pessoa não irá impedi-la de ser maltratada pela vida, e você pergunta-se porque isso acontece. É como a mais marcante frase do livro diz:

“-Padre Chee?
-Diga, Amber.
-Por que Deus permite que coisas horríveis aconteçam com pessoas boas?
-Não sei.”

Você sabe que um livro é bom quando nem consegue ficar uma página sem ter que anotar uma citação. Ou quando acha um capitulo inteiro maravilhoso. Ambos casos acontecem em Quase Uma Rockstar.
Para mim, Quase Uma Rockstar pode ser comparada a queijos e vinhos, pois a cada vez que leio parece que está melhor. Da primeira vez, considerei bom; da segunda, ótimo; só posso imaginar o que acharei na terceira, e na quarta, e na quinta...

“Pois é, você existe,
Mas eu existo também e
Não vou desistir”
Citações do livro.

You May Also Like

0 comments