Livro #108: O Princípio da Tempestade - Os Guardiões da História 1
O Princípio da Tempestade
Título: O Princípio da Tempestade-Os Guardiões da História 1Autor: Damian Dibben
Editora: Rocco
Páginas: 352
Ano: 2012
Sinopse: Há muitos anos, a família Djones esconde um grande segredo: eles fazem parte de uma sociedade secreta que viaja através dos séculos para evitar que perigosos inimigos baguncem a História. Na tentativa de encontrar seus pais, que estão desaparecidos, Jake é levado da Londres do século XXI para a França do século XIX, a base dos Guardiões da História, onde ele descobre a verdade sobre o sumiço de seus pais e o plano diabólico do príncipe Zeldt para destruir o mundo atual.
Jake Djones, de 14 anos, descreveria seus pais como normais e esquecidos, então é uma surpresa quando descobre que eles estão desaparecidos na história – não na historia como na ala de um museu, mas como em algum lugar do tempo – depois dele próprio ser sequestrado na saída da escola.
Seus pais, Alan e Mirian, não são simples vendedores, eles estão mais para os mais famosos e experientes Guardiões da Historia, que voltaram ativa depois de receber uma missão especial que apenas eles estavam qualificados para cumprir, em Veneza. No ano de 1506.
“-Essa cor me cai bem? - perguntou Nathan, referindo-se à casaca.
-Verde pavão. O que poderia ser mais apropriado? - perguntou Topaz.
-Não se sobrepõe aos meus olhos? - perguntou ele, virando-se para Jake.
Jake não era especialista em moda, mas se lembrou de uma coisa que a mãe dizia às vezes.
-Acho que... combina com o tom da sua pele.
Nathan sorriu largamente.
- Gosto do seu estilo.”
Guardiões da Historia são detentores de uma capacidade de voltar no tempo com ajuda de uma substancia rara chamada Atomiun. Dentre eles, existem diversas classes, que dirão ate quão longe você pode viajar e o quanto pode levar, sendo identificadas pelas formas geométricas que você vê com os olhos fechados. Diamantes são os mais espetaculares e raros, e toda a família Djones tem diamantes. Inclusive Jake.
Apesar de sentir-se traído – principalmente quando descobre que seu irmão Philip era um Guardião e que pode estar vivo – Jake também sente-se no dever de encontrar os pais, e entra clandestinamente num navio que o guiará em sua própria aventura, junto com outros três adolescentes – Charlie Chieverley, Nathan Wylder e sua irmã adotada Topaz St Honoré. E Mr. Dake, como papagaio de estimação.
“-Ah, graças a Deus! - gritou Nathan, de repente.
-Conseguiu abrir? - perguntou Paolo.
-Não, achei que tivesse quebrado a unha, mas não foi nada. O desastre foi evitado.
-Como você pode se importar com suas unhas em uma hora dessas? - murmurou Paolo, com desespero.
-Não vou me dignar a dar uma resposta. Minhas unhas são perfeitas em todos os aspectos: tom, cor e contorno. Não há momento nem circunstância que me fariam perder o interesse nelas.”
Viagem no tempo é um dos temas que eu mais amo; ler um livro onde tem isso é simplesmente maravilhoso, mesmo que ele não se revele surpreendente. Eu gostei de algumas coisas do livro, como a viagem realmente, achei o passado bastante realístico, e amei alguns personagens,infelizmente isso não se estende ao protagonista.
“O fato de que Jake só a conhecia havia alguns dias e de que não conseguia explicar nem entender seus sentimentos por ela não tinha a menor importância. Jake sentia uma grande ligação com ela, como se, de alguma forma, ela fosse parte dele. Sua necessidade de reencontrá-la era quase tão forte quanto de encontrar a família.”
A suposta paixão de Jake para Topaz é irritante. Ele conhece-a num dia e já está apaixonada por ela! Mesmo se relevamos o fato dele só ter 14 anos, achei muito irritante. Assim como o outro romance do livro, que é com a tia de Jake com... (Surpresa!)
Entrementes, o trio que acompanha Jake (quarteto se contarmos com Mr Drake) é maravilhoso. Charlie parece um cientista no corpo de uma criança, com um sarcasmo e conhecimento da história impressionante. Topaz é... Eu realmente não vi nada de maravilhoso nela, mas amei a relação que ela tem com Nathan, que é simplesmente o melhor personagem do livro.
“-Voltou inteira, então? - perguntou Nathan, casualmente.
-É o que parece - respondeu Topaz, com indiferença similar.
-Seu cabelo... Diferente?
-Está solto.
-Mais bonito. Sedoso.
Esse foi o resumo do cumprimento dos irmãos.“
Nathan é inteligente, despreocupado, namorador, esgrimista hábil, corajoso... As melhores partes ficam por parte dele, que simplesmente ama um espelho. Ele daria um ótimo protagonista, infelizmente esse cargo ficou para Jake. Não fui com a cara do Jake. Até Paolo, que é um medroso, é melhor do que Jake.
-Estão todos bem? - A voz de Nathan ecoou pelo espaço preto como breu.
Charlie só resmungou e Paolo respondeu:
-Estou trancado em uma caixa de pedra sem comida e sem água, ao que tudo indica prestes a morrer... Nunca me senti melhor.
-É assim que se fala! - respondeu Nathan, ignorando o sarcasmo de Paolo.”
O livro é infanto juvenil, mas se você for alguém que gosta de histórias complicadas, que te prende e surpreende do começo ao fim, essa historia não foi feita para você. (Ainda não sei se ela foi feita para mim.) Os acontecimentos são previsíveis e uma surpresa sempre é bem vinda.
0 comments