Livro #113: O dia da morte de Denton Little

by - 00:26

O dia da morte de Denton Little

Título: O dia da morte de Denton Little
Autor:
Editora: Intrínseca

Páginas: 336
Ano: 2016
Sinopse: O que você faria se só lhe restasse um dia? Denton Little sabe que dia vai morrer. É uma triste prerrogativa oferecida pelo governo: sempre que uma criança nasce, uma série de cálculos e exames é aplicada para definir o dia exato em que ela vai morrer. O dia de Denton é amanhã. O jovem de dezessete anos tinha um plano bem definido para seus últimos momentos: um café da manhã com muito bacon, uma corridinha para espairecer, uma maratona de filmes com o melhor amigo e finalmente perder a virgindade com a namorada. Só que nada sai como o esperado. Na véspera de sua morte, Denton acorda numa cama que não é a sua e com uma garota que não é a sua namorada. E esse foi só o começo dos acontecimentos bizarros e surpreendentes. Até seu último adeus, ele ainda terá que enfrentar crises de ciúme, triângulos amorosos, ressacas monumentais, manchas estranhas se espalhando pelo corpo e revelações surpreendentes sobre sua mãe, já morta.


Em um mundo não tão distante assim (embora eu ache impossível que algo desse tipo aconteça realmente), o dia que você morre é conhecido desde que o nascimento. Por meio de diversos fatores, como cabelo, sangue, hora e local de nascimento, o dia da sua morte é previsto; o teste que garante como você morrerá também, embora não seja tão confiável.

“Acho que esta não é a minha cama. (...) Que decepção. Eu tinha uma ideia muito clara de como o dia do meu funeral começaria, e envolvia acordar na minha própria cama.”

Segundo esses dados, Denton morrerá amanhã. Ele tinha uma lista bem certa de como seria essa dia, que contaria inclusive com um engraçado discurso no seu velório... Mas nada sai como ele imaginava. A cada momento. Tudo começa com ele acordando de resseca no quarto errado e sem lembrança de nada do que aconteceu, e a única coisa mais próxima de uma lembrança diz que ele traiu a namorada.
Tratando-se desse livro, considero qualquer coisa alem dessas informações como spoiler. É serio. A história está constantemente mudando, não porque o autor não tinha ideia do que fazer, nem porque ficou ruim e ele decidiu mudar, mas porque é causa uma teia de aranha, são varias coisas conectadas. É surpresa atrás de surpresa. É impressionante.

“Porque meu funeral é hoje, às duas da tarde. (...) Estou pensando no seguinte: Amanhã é o dia da minha morte.”

A narração é feita em primeira pessoa pelo protagonista, que está com o pé na cova, Denton Little, então espere algo engraçado e sem medo, visto que vem de alguém que morrerá a qualquer instante. Todos os personagens têm esse quê de graça, não tem como não sorrir com Denton. Ou com Paolo, o amigo dele. E também não espere lições de vida, não é porque você vai morrer, que você se tornará um sábio do dia para a noite.

“Eu me sinto ótimo ao dizer todas aquelas coisas, mas também um pouco canalha, como se esta fosse a maneira errada de me despedir do mundo. Não estou nem aí. Já que vou morrer amanhã mesmo, mereço isso hoje.”

E Denton claramente não bate bem da cabeça. Quem chama o nome do ex da namorada na hora dos amassos? Alguém que está morrendo! Quem acha que o amigo transou com sua mãe? Alguém que irá morrer depois que seu melhor amigo – que não transou com sua mãe – morrer! Porque é muito melhor achar que seu amigo transou com sua mãe do que com sua irmã. Sério.

“-Ah, Denton. - Ela suspira.
-Ah, Phil - respondo.
Ela se afasta abruptamente e me encara.
-O que foi que você disse?
-O quê?
-Você acabou de me chamar de Phil.
Ai, droga, chamei mesmo.
-Não, eu... - Ooops. - É, ok, acho que chamei, sim.
-Isso é muito bizarro - diz ela.”

O dia da morte de Denton Little é um relato engraçado sobre a morte. E surpreendente. Pela sinopse não parecia que seria isso, que teria esse final, mas estou ansiosa pela continuação. Eu nem sabia que teria continuação antes do fim! Espere muito riso e reviravoltas, e um final que aconselho a não olhar antes do dito fim. (Eu fiz, não me arrependo, mas aconselho você não fazer o mesmo. Você pode ser arrepender se tiver a mente fraca.)
Citações do livro.


Obs: Livro participante do Desafio Literário Livreando, na categoria "livro com capa branca"! Para saber mais clique na imagem.

You May Also Like

0 comments