Livro #115: Zac & Mia
Zac & Mia
Título: Zac & MiaAutor: A. J. Betts
Editora:
Páginas: 288
Ano: 2015
Sinopse: A última pessoa que Zac esperava encontrar em seu quarto de hospital era uma garota como Mia - bonita, irritante, mal-humorada e com um gosto musical duvidoso. No mundo real, ele nunca poderia ser amigo de uma pessoa como ela. Mas no hospital as regras são diferentes. Uma batida na parede do seu quarto se transforma em uma amizade surpreendente. Será que Mia precisa de Zac? Será que Zac precisa de Mia? Será que eles precisam tanto um do outro?
A rotina de Zac é bem definida. A rotina de todos que chegam ali para tratar o câncer é bem definida. Especialmente a de Zac que consiste em não sair do quarto durante 30 dias enquanto seu corpo se acostuma a nova medula. Todos seguem uma rotina, menos a garota nova.
"-Então - diz minha mãe, da forma mais casual que consegue. - Um recém-chegado.
E eu sei que ela adorou e odiou isso. Adorou porque era alguém novo para conhecer e cumprimentar. Odiou porque não se devia desejar isso a ninguém."
Contrariando todas as reações de já quem foi internado por causa do câncer, Mia coloca Lady Gaga para tocar, briga direto com a mãe e usa as redes sociais para fingir que tudo está bem, que ela não está doente, que não tem osteossarcoma, para os amigos.
Assim, Zac e Mia, vizinhos de quarto, com tap tap e toc toc, barulhos feitos na parede, começam a se comunicar.
"-Vá dizer para a novata colocar Lady Gaga pra tocar.
-Por quê?
-Porque não sei código Morse e minha mensagem se perdeu na tradução."
No começo, Mia é uma garota que não aceita o câncer e ela não vai aceitar com o decorrer do tempo, não espere isso. O câncer não irá definir quem ela é. Ela não deixará isso acontecer. E todas as emoções descritas dela são as mais verdadeiras possíveis. Você ver uma garota que está quebrada, mas não desiste; que todos acham que está quebrada, mas que continua avançando, não deixando nem um pedaço para trás.
Entrementes Zac é um garoto de lógica e ela nunca faltou com ele. Ele sabe diversas probabilidades para diversas mortes estranhas, especialmente mortes estranhas em tanques, e a lógica diz que sua chance de se ver livre do câncer é uma aposta arriscada.
"Sinto que estou vendo tudo através do vidro de um aquário. A vida é assim para elas? É assim que vai ser para mim? Eu sou o peixe, ou são elas? (...) Elas são o peixe, percebo. (...) E agora sou eu quem está olhando de fora, mas não com inveja. (...) Quando seu couro cabeludo coça como o meu, sua perna pulsa sem parar e a comida ainda faz você querer cuspir, você para de ver espinhas que não estão ali. Você para de rir de piadas que não têm graça. Você para de pensar que chamar alguém de “magra” é elogio."
Aos poucos, Zac e Mia descobrem sobre os problemas e pequenos ovos e pequenas maçãs. Aos poucos, Zac e Mia vão criando uma amizade que excluem o câncer da receita e... provavelmente, adiciona o amor?
"Coragem é ficar parada, apesar de querer correr. Coragem é se plantar no lugar e encarar coisas que assustam, quer seja sua perna, ou seus amigos, ou o cara que pode partir seu coração de novo. É abrir os olhos e encarar o medo até ele recuar."
Livros que tem o câncer como tema está cada vez mais "popular", mas o que surpreende em Zac e Mia é a simplicidade da história que nos pega de jeito. O livro é simples, entretanto você vê uma complexidade nas emoções dos personagens que não tem como está preparada.
Mais do que um livro sobre personagens com uma doença que poderá te matar, Zac e Mia é uma história sobre ser forte e otimismo, sobre lutar e tornar todos os obstáculos que aparecem no seu caminho como pequenos ovos e pequenas maçãs, sobre nunca desistir enquanto houver – e não houver – chance da felicidade.
Citações do livro.
Obs: Livro participante do Desafio Literário Livreando, na categoria "livro de sua preferência"! Para saber mais clique na imagem.
0 comments