Livro #119: Quando você a viu pela última vez? - Só Perguntas Erradas 2

by - 22:54

Quando você a viu pela última vez?

Título: Quando você a viu pela última vez? - Só Perguntas Erradas 2
Autor: Lemony Snicket
Editora: Seguinte
Páginas: 272
Ano: 2013
Sinopse: Ainda na cidade de Manchado-pelo-mar, o jovem aprendiz Lemony Snicket terá mais um caso para resolver junto com sua tutora, S. Theodora Markson. Desta vez eles foram contratados pelos Knight para encontrar Cleo, a filha desaparecida do casal. A primeira hipótese é a de que ela teria fugido com o circo - mas, ao contrário do que Theodora pensa, não se trata de uma resposta inteligente e adequada para esse mistério, já que Cleo era uma química brilhante (e não uma artista) e com certeza teria deixado um bilhete. Será que ela havia sido sequestrada? As versões das duas principais testemunhas que viram Cleo no dia de seu desaparecimento são divergentes. Ela foi vista pela última vez no mercado Comidas Incompletas ou no restaurante Faminto’s? E foi embora de táxi ou em seu carro novinho em folha? Lemony Snicket contará novamente com a ajuda da jornalista-mirim Moxie Mallahan e dos irmãos taxistas Juca e Chico. Mas será que ele desvendará esse mistério? Ou só fará as perguntas erradas mais uma vez?


Lemony Snicket fez a pergunta errada. Novamente.
Depois dele (na verdade sua tutora S. Theodora Markson) ser contratado(a) para encontrar Cleo Knight, uma química brilhante que todos dizem ter fugido, inclusive Theodora, Lemony continua investigando, porque os fatos não batem.

“-Nós deveríamos investigar mais - eu disse.
-Isso foi o que você disse da última vez - Theodora me lembrou, - e a única coisa que você investigou foi aquela garota boba. Garotas e moda, Snicket. Você se distrai muito fácil.”

Primeiro: como a Srta. Knight pode estar em dois lugares ao mesmo tempo? Segundo: ela pegou um táxi ou foi no seu próprio carro? Terceiro: como uma química brilhante fugiria para o circo? Contudo a pergunta errada que Lemony Snicket faz é “quando você a viu pela ultima vez?
Assim, Lemony se ver mais uma vez envolvido em muito mais do que uma trama vilanesca, ele está em um quebra-cabeça que não pode ver todas as peças, apenas sentir que ele próprio faz parte, mesmo sem saber onde se encaixa, sem saber que perguntas fazer. Ou se elas estão certas.

“Nós éramos mais como peças de um quebra-cabeça, partes diferentes de uma mesma história. Há pessoas assim aonde quer que você vá. Elas são parte do mesmo mistério que você, mas não é possível dizer exatamente como vocês se encaixam juntos. O mundo é um quebra-cabeça, e não podemos montá-lo sozinhos.”

O estilo de narração continua, é claro. Quem não gosta? O mistério está muito mais desenvolvido, os personagens são mais trabalhados, tanto os que apareceram agora quanto os antigos. Menos Theodora, que mal aparece – o que significa que ela não faz nada e tenta ganhar o credito. Meus personagens favoritos, fora o autor-personagem, são os irmãos Belerofonte, que troca corridas de táxi por recomendações de livro.

"Existem alguns segredos que você quer guardar para si, mesmo que não sejam importantes. Talvez eles só sejam importantes se você os mantiver em segredo."

O melhor/o pior do livro é que você vira basicamente uma pessoa desconfiada, sem saber em quem confiar, em quem pode vir ou não a ser vilão, se algum dos personagens de Desventura em Série já apareceu, se vai aparece... Você cria teorias, tenta encontrar mensagens secretas a cada frase, tenta se lembrar de algo já dito em livros anteriores (ou sucessores?)... Basicamente é uma dor de cabeça constante que recomendo a todos.
Citações do livro.
Resenha da continuação (Você não deveria estar na escola?)

Obs: Livro participante do Desafio Literário Livreando, na categoria "livro com autor que nasceu em fevereiro"! Para saber mais clique na imagem.

You May Also Like

0 comments