Livro #118: Sua Resposta Vale um Bilhão

by - 22:36

Sua Resposta Vale um Bilhão

Título: Sua Resposta Vale um Bilhão
Autor: Vikas Swarup
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 343
Ano: 2009
Sinopse: Ram Mohammad Thomas está na cadeia. Ganhou um bilhão de rupias, o maior prêmio já pago na história da televisão, por ter respondido corretamente a doze perguntas num programa de perguntas e respostas. Mas como é possível que um garçom de dezoito anos que não fez sequer o curso primário saiba qual é o menor planeta do sistema solar e que inventou o revólver? Sem dúvida houve fraude. Ou não? Para provar que não, o rapaz terá de contar a história de sua vida, curta porém muito movimentada: uma fascinante viagem pela Índia contemporânea, terra onde todos os extremos se tocam e quase tudo é possível.


Ram Mohammad Thomas é um jovem garçom de 18 anos de idade, que foi preso por tentar passar a linha que separa os ricos dos pobres, ao não apenas participar de Sua Resposta Vale um Bilhão, mas acertar todas as perguntas e ganhar o prêmio máximo. Só que isso não poderia ter acontecido e Ram vai preso, porque:

A- não tem como ele ter ganhado.
B- houve fraude no jogo.
C- nem uma razão além de que a polícia quer.
D- os produtores não tem o dinheiro para pagar o prêmio.

Torturado e forçado pela polícia a dizer que trapaceou e que recusa o prêmio, Ram sabe que não lhe resta nada além de confessar depois de muita dor que o aguarda, até que uma mulher que auto se intitula sua advogada aparece e o tira da prisão, dizendo que vai representá-lo e pedindo que Ram lhe conte como ele respondeu às perguntas, por mais ilegal que seja.
Assim, Ram conta a sua advogada como ele sabia as respostas das perguntas ao contar sobre sua vida e sobre como essa pergunta -resposta relaciona-se a ela.

"Então preciso saber como foi toda a sua vida para entender a origem das suas respostas?”

Contado em primeira pessoa, o livro narra (menos o primeiro capitulo, ele é uma exceção) um pedaço da história de Ram que o ajudou a responder a pergunta, ele com sua advogada no presente e, finalmente, o que aconteceu no programa.
O livro passa-se na Índia e é uma nova cultura para nós, com diversos problemas que precisam ser corrigidos, mas o autor nos mostra de forma simples, sem tentar mascarar ou enfeitar a realidade, o quanto isso – abuso infantil, trabalho escravo, prostituição, etc – fazem parte do cotidiano deles.

“A cidade ignora o feio câncer de Dharavi, mas não basta declarar que um câncer é ilegal para curá-lo. mesmo assim, ele continua matando com seu veneno lento.”

Li SRVB há muito tempo, assim que o comprei há mais de dois anos, e eu lembrava-me pouca coisa, uma era que tinha uma pergunta sobre colt, outra era a resposta de Ram sobre como ele tinha respondido as perguntas. Que foi sorte. Não por ele saber as respostas, a sorte estava em terem perguntado-o o que ele sabia. E, no final, uma surpresa impressionante que sorte não existe.

Obs: Livro participante do Desafio Literário Livreando, na categoria "livro que passa em duas épocas"! Para saber mais clique na imagem.

You May Also Like

0 comments