Livro #125: Contatos Imediatos do 1º Amor - Fator Nerd 1

by - 19:51

Contatos Imediatos do 1º Amor 

Título: Contatos Imediatos do 1º Amor - Fator Nerd 1
Autor: Andy Robb
Editora: Galera Record
Páginas: 303
Ano: 2013
Sinopse: Audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais esteve. Principalmente se o terreno inexplorado for a linda gótica transferida para a escola de Archie. Aos 14 anos, tudo o que esse nerd assumido quer é transcender. Leia-se abandonar as sextas-feiras perdidas em Noites de Jogo com os amigos Ravi, Beggs e Matt e se entregar aos prazeres mais mundanos com Sarah. Mas há alguns orcs o separando de seu Um Anel. E, pelo visto, nenhum inseto radioativo está disponível para transformá-lo num super-herói. Arch pode contar apenas com seu MI e seu ME. O problema é que seu Monólogo Interior é seu maior crítico, enquanto seu Monólogo Exterior apenas bombeia sangue para seu rosto e bloqueia todos os sistemas diante de uma ameaça Klingon. Quando o problema é o Darth de plantão, Jason Humphries... não há Yoda que resista. E o cara parece ter decidido que Sarah será a Jane de seu Thor, a Lorelei de seu Namor ou, quem sabe, a Mary Jane de seu Aranha. Então, Archie resolve trazer para a vida real suas habilidades como Mestre de RPG. E transformar a própria realidade. Com ajuda de muitos livros e um ego reformulado! Tudo bem... Talvez seu novo Eu Psíquico tenha um estranho sotaque americano e queira comungar com o Universo, seu padrasto seja um Imbecil de marca maior, seus únicos amigos se recusem a acompanhá-lo nessa jornada de autoconhecimento e suas noites sejam atacadas por um estranho e recorrente Sonho. Mas ele vai conseguir! Afinal, nas palavras mais bela das elfas, "até mesmo a menor das criaturas pode mudar o curso do destino".


Archie é um nerd com N maiúsculo e está bem com isso. Ele tem três amigos nerds – Matt, Ravi e Beggsy – com que pode ser ele mesmo, lendo e assistindo coisas de nerds, jogando RPGs e pintando seus próprios personagens para os jogos. Ou tão ele quanto possível, sem dizer todas as coisas que seu Monologo Interior (MI) gostaria de dizer. E seu MI gostaria de dizer muitas.

“Isso faz de mim um duas caras? Acho que não. Encaro mais como sendo uma forma silenciosa de alívio. Se eu não desabafasse comigo mesmo, diria algo estúpido e magoaria alguém. Admito que às vezes meu MI se deixa levar um pouco demais e talvez perca um pouco de perspectiva, mas ninguém é perfeito.”

Tudo na vida de Archie está bem. Isso é, tirando fato de seus pais terem se separado, o namorado da sua mãe ser um Imbecil e ela não perceber, o pai ligar mais para os filhos da sua nova esposa do que para o próprio filho. Tudo está bem. Até que Sarah, a Linda Gótica, aparece e Archie tem que reavaliar sua vida e os fatores nerds que a compõem.

“É agora ou nunca. Agora é um lugar bastante assustador no momento. Nunca é seguro e pacífico.”

Hum... Sentimentos conflitantes. Eu estava gostando do livro quando do nada houve uma mudança no personagem que não gostei. EP é o verdadeiro Imbecil da história na minha opinião. Depois de dois capítulos mais ou menos, você acaba superando... Não realmente, porque “É adeus, Ep, e olá, MI renovado!” Não que eu esteja reclamando! Eu já disse que gostei do MI? Porque eu realmente gostei do MI.

“Usar a palavra “amigo” é um método Nerd de deixar claro que se está desarmado. A não ser, é claro, que estejam discutindo, quando aquilo sugere alguma intenção hostil. É complicado.”

A primeira vista, esse livro é um livro nerd para nerd, contendo várias referências a cultura nerd e explicações detalhadas sem ser entediante de como jogar RPG e pintar suas estatuetas, são dicas úteis e interessante para quem não conhece esse universo (eu sou uma geek, uma nerd mais refinada por assim dizer, e não sei nada sobre isso),  mas... O que é ser nerd?
Archie é apenas um garoto tímido que gosta de se divertir com os seus amigos e que não sabe o que fazer quando se apaixona pela primeira vez. No caminho desse aprendizado, ele descobre quem ele é e o que ele quer ser. Contatos Imediatos do 1º Amor é um livro de autodescoberta ainda na adolescência.

Problemas Nerds:
O problema dos nerds é que se lembram das coisas ruins. Durante um ano, você poderia elogiar um nerd mil vezes e insultá-lo apenas uma. Na véspera de Ano-Novo, poderia perguntar a ele do que se lembra mais dos últimos 365 dias e, tão certo quanto Gandalf ser um Servo do Fogo Secreto, ele vai se lembrar apenas do insulto. É como nos protegemos. Alguns podem dizer que essa não seja exatamente uma postura muito otimista, mas é como somos.

Outro problema em ser Nerd é meio que um paradoxo: Nerds têm certeza de que todos os estão observando e, no entanto, só conseguem chamar ainda mais atenção se esforçando tanto para parecerem invisíveis. Enquanto isso indica um enorme complexo de inferioridade, também indica um ego enorme e frágil. Estou lidando com dois vasos da Dinastia Ming no momento.

Nerds têm um senso forte de certo e errado; parecemos ter um medo nato de autoridade e um verdadeiro desejo de manter as engrenagens do mundo girando o melhor possível. O que significa que se você aborrece alguém que não mereça, você pede desculpas. A fibra moral de Matt é forte o bastante para aliviar um gigante constipado. E, de uma maneira peculiar, sei que ele está sentindo vergonha por mim. Porque teria se comportado da mesma forma em meu lugar.

Obs: Livro participante do Desafio Literário Livreando, na categoria "livro que tenha no titulo o nº 1 ou 7 "! Para saber mais clique na imagem.

You May Also Like

0 comments