Anime #21: Summer Wars

by - 22:19

Summer Wars

Sinopse - OZ, um mundo virtual conectado à Internet, tornou-se extremamente popular em todo o mundo como um local para as pessoas se envolverem em uma grande variedade de atividades, como praticar esportes ou fazer compras, através de avatares criados e personalizados pelo usuário. Kenji Koiso é um genial matemático de 17 anos e moderador OZ de meio período que é convidado por sua paixão Natsuki Shinohara em uma viagem de verão. Mas sem o conhecimento dele, Essa aventura exige que ele age como seu noivo. Pouco depois de chegar à propriedade familiar da Natsuki, que está preparando o 90º aniversário de sua bisavó, ele recebe uma mensagem estranha e codificada em seu celular de um remetente desconhecido que o desafia a resolvê-lo. Kenji é capaz de quebrar o código, mas pouco ele sabe que sua experiência em matemática acabou de colocar a Terra em grande perigo.


A internet evoluiu e hoje tudo é concentrado em OZ - é como se fosse um navegador universal, sendo que não é bem um navegador, é mais um... uma plataforma que abrange várias áreas? OZ é usado para comércios, jogos, suportes para empresas, banco de dados, controle de GPS, energia, encanamentos, semáforos... Tudo. O mundo é regido por OZ.
Nesse mundo, Kenji é um jovem colegial de 17 anos e moderador de OZ em meio período, que vê sua vida virar de cabeça para baixo quando sua senpai Natsuki pede um favor e ele diz "sim" sem pensar, qualquer coisa por sua linda senpai, mas o que ele não esperava era que fosse um pedido para passar uma semana com ela e sua família no interior, para o aniversário de noventa anos de sua vó. Mas, quando chega lá e é apresentando para a avó, Kenji descobre que é... o namorado/noivo de Natsuki?!
Contudo as coisas começam a dar realmente errado quando Kenji recebe um email estranho, com 2056 números, e, após decifrá-lo, mandando-o de volta ao desconhecido que lhe enviou a mensagem, a criptografia de OZ é quebrada e ele vira um campo de batalha e Kenji é o principal suspeito.

"Não pode fazer o que bem entende só porque está na internet."

Na minha opinião não existe spoiler em relação a esse filme, não tem nem como soltar um sem querer, porque a sinopse do filme diz tudo que precisa ser dito e não precisa ser um gênio para descobrir o que vai acontecer. (Eu editei ela, não se preocupe.)
Então... O avatar de Kenji em OZ é roubado por Love Machina e o caos começa a se espalhar, porque tudo é controlado por Oz e Oz é controlado por Love Machina e Love Machina quer... Tudo. Nada. Destruição. Conhecimento. Brincar.
Ele destrói outros avatares e os consomem e fica mais forte; ele quebra códigos de segurança e transforma o mundo numa bagunça; ele desliga e liga o que quer, quando quer. E ele precisa ser detido.
O que eu gostei quanto a história foi o fato de que não houve muito poder concentrado no protagonista, ele não faz tudo sozinho, ele precisa de ajuda e reconhece isso. Kenji sabe que não pode derrotar Love Machina, um AI (inteligência artificial), sozinho. Mas também sabe que não está sozinho.
Contando com seu amigo também moderador, a família de Natsuki e com o maior jogador de OZ, King Kazuma (que é um colhe, lebre?), Kenji tem um curto prazo para deter Love Machina, porque o relógio está regredindo e, quando chega a zero, algo terrível vai acontecer.
"Não lutamos porque podemos ganhar, nem desistimos porque podemos perder.
Lutamos mesmo podendo perder.
Lutamos sempre."

Adorei o filme, um pouco previsível, não muito surpreendente, mas ainda sim foi bom. A única coisa que não gostei? Eu senti como se tivessem tentado colocar mais peso em Natsuki do que ela merecia, durante o filme quase todo ela é deixada de canto e então é como se lembrassem dela e precisasse arranjar algo para ela fazer, para não ser apenas uma desculpa para Kenji está ali, com sua família - e, como se não bastasse há (o que eu chamo de) amadurecimento youkai.
Sim, o filme tem insinuações românticas (Kenji e Natsuki), mas o foco é na família. Em todo esse universo digital e tecnológico, que tudo está ao alcance das mãos, a família de Natsuki é uma família antiga e atual (e você pode ver isso na tecnologia, em OZ), que todos estão fisicamente juntos e conectados online.
Sou suspeita para falar das animações da Madhouse, mas, sinceramente, quem não gosta delas? Todas são tão maravilhosas. Quando eles animam (realmente animam) as lutas parece algo tão real, como se fosse um jogo interativo, que eu ficava meio assim "é um jogo de realidade virtual ou é daqueles antigos de videogame, com bloquinhos como tetris?", porque há uma mistura dos dois, mostrando antigo e novo juntos.
Então, sim, a animação é boa, a história é consistente (tirando isso sobre a Natsuki) e é bom para rir e aliviar o peso dos ombros, é algo para família e você sente isso - não sei se foi a tradução ou o quê, mas, sim, minha única recomendação é um certo comentário na história. (Eu não deixaria uma criança assistir aquela parte, eu pularia.)


FICHA TÉCNICA
Títulos alternativos

Nome original: Summer Wars
Nome em inglês: Summer Wars
Tradução:  Guerras de Verão
Informações
Tipo: Filme
Lançamento: 01/08/09
Episódios: 1
Duração: 1 hr. 54 min.
Classificação: 13+
Gêneros: Ficção cientifica, comédia.
Estúdio: Madhouse
Produtores: VAP, Yomiuri Telecasting Corporation, Kadokawa Shoten, Nippon Televison Network Corporation.
Licenciadores: FUNimation Entertainment , Warner Bros. , GKids.
Encerramento: Bokura no Natsu no Yume - Tatsuro Yamashita.
Para mais informações acesse MyAnimelist.

Trailer

You May Also Like

0 comments