Citações: O fundo é apenas o começo

by - 08:31

O fundo é apenas o começo.

Há duas coisas que você sabe. A primeira: você esteve lá. A segunda: você não pode ter estado lá.

Já parei de tentar decifrar as coisas que o capitão diz, mas elas ainda me preocupam. Como se eu estivesse deixando passar alguma coisa. Alguma coisa importante e enganosamente óbvia que só vou 
compreender quando for tarde demais para fazer diferença. 
-Lá embaixo é a eternidade - sentencia o capitão. - Não permita que ninguém o convença do contrário.

Não consigo me mover. Ou não quero. Ou tenho medo. Toda vez que o sonho se repete, ele é um 
pouco diferente. Há pessoas ao meu redor, só que não são humanos; são monstros disfarçados. Entraram na minha cabeça e arrancaram várias imagens de rostos, transformando-as em máscaras de gente que amo - mas eu sei que é tudo uma farsa.

Não me lembro de quando a viagem começou. É como se eu sempre tivesse estado aqui, embora isso seja impossível, porque houve um Antes, na semana passada, no mês passado, no ano passado. Mas tenho certeza absoluta de que ainda estou com quinze anos. Mesmo que tenha passado anos a bordo da verdadeira relíquia de madeira que é este navio, minha idade ainda é de quinze anos
As coisas que sinto não podem ser traduzidas em palavras, ou, se podem, são palavras numa língua que ninguém pode compreender. Minhas emoções têm o dom bíblico de falar em idiomas desconhecidos.

-Por que estou aqui? - pergunto. - Se tudo tem um propósito, com que fim estou neste navio? 
Ele volta para suas cartas, escreve palavras e adiciona novas setas sobre o que já está lá, deposita em camadas seus pensamentos tão densos que só ele é capaz de decifrá-los. 
-Fim, delfim, golfinho, golfada, entrada, porta: você é a porta para a salvação do mundo. 
-Eu? Tem certeza? 
-Tanto quanto de estarmos neste trem.

O que acontece quando o seu universo começa a sair do ponto de equilíbrio e você não tem a menor 
experiência em reconduzi-lo ao centro? 

-E então, por que estou aqui? - pergunto a ele. 
-Exatamente - responde o papagaio. - POR QUE você está aqui? Ou devo perguntar: Por que VOCÊ está aqui? Ou talvez: Por que você está AQUI?

O corpo parece relaxado, como se o reino já fosse seu, mas a expressão no rosto é... carregada de preocupação, uma angústia que ele tenta esconder. Começo a imaginar se Davi era como eu. Vendo 
monstros em toda parte e se dando conta de que não há estilingues suficientes no mundo para matá-los.

-Não há nada a temer a não ser o próprio medo - sentencia o capitão, ainda atrás do leme -, e 
um ou outro monstro carnívoro de vez em quando.

O que vejo quando fecho os olhos? Vejo além da escuridão, e tanto acima quanto abaixo há uma 
grandiosidade incomensurável.

Mas não é de comida que você tem fome. Talvez seja porque não é mais você, e sim o mundo inteiro. Agora que o seu corpo é como uma concha vazia, que sentido faz alimentá-lo? Você tem coisas mais importantes para fazer. E pensa consigo mesmo que os seus amigos não se conectam mais com você porque sentem medo da sua grandeza. Quase tanto medo quanto você. 

Será que estou fora ou dentro do aquário? Porque as regras do “aqui” e do “ali” não têm mais lugares definidos na sua cabeça. Você é tanto os objetos ao redor quanto você mesmo. Talvez esteja no aquário com os peixes. Que podem ser monstros, e você estar à deriva num navio condenado — um navio pirata, talvez —, sem ter consciência da largura e da profundidade do perigo sobre o qual está navegando. E se agarra a esse fato, porque, por mais apavorante que seja, ainda é melhor do que a alternativa. Você sabe que pode tornar o navio de piratas tão real quanto qualquer outra coisa, porque não há mais diferença entre o pensamento e a realidade.

(...) eles não veem o que você vê quando olha nos olhos deles. Verdades que ninguém mais pode ver. Conspirações e conexões tão distorcidas e pegajosas como a teia de uma viúva-negra. Você vê demônios nos olhos do mundo, e o mundo vê um poço sem fundo nos seus.

-Eu me apropriei da fossa e conquistei Challenger Deep. (...)
-Sim, você alcançou o fundo - admite ele. - Mas o fundo se torna ainda mais profundo a cada viagem; você sabe disso, não sabe?

You May Also Like

0 comments