Livro #226: Nascido do crime

by - 18:00


A história impressionante, inspiradora e divertida da infância e juventude de um dos maiores comediantes da atualidade, ambientada durante os anos finais do apartheid e os dias tumultuosos de liberdade que se seguiram.Como as peças de um quebra-cabeça, as histórias de vida de Trevor Noah formam o retrato de um mundo em desordem, onde os atos mais banais eram considerados crime se você não tivesse a cor certa.

Trevor Noah | Nascido do crime | Verus Editora, TAG - Experiências Literárias | 2019 | 336 p.


Nunca li biografia  porque achava-as chatas e entendiantes antes mesmo de ter lido. Sou esse tipo de vidente. Não iria voluntariamente ler uma nunca (provavelmente nunca) e, ler essa especificamente, se não tivesse recebido-a da @taglivros.

Mais do que uma autobiografia sobre a vida de Trevor Noah, temos a história de Patrícia Noah também, mãe dele. E que mãe maravilhosa.

Eu não sou de marcar livros, mas quero passar o marca texto e fazer anotações nas beiradas com os conselhos dessa mulher. Eu quero ser esse tipo de mãe quando/se eu for; que briga por meio de cartas, que o cria para questionar leis e autoridade, que protege e ama o filho acima de tudo.

"Aprende com o passado e seja uma pessoa melhor por conta disso, ela costumava dizer. Mas não chore pelo que passou  a vida é cheia de dor  permita que a dor o fortaleça,  mas não se apegue a ela. Não seja amargo. "

Confesso que parece ficção. Se eu não soubesse melhor, diria que é tudo imaginação de algum autor, porque... Ele foi jogado nunca carro em movimento? E pela própria mãe? A mãe gritava "pega ladrão" quando ele era pequeno e não queria ficar de castigo?

Lol. Já disse o quanto amei essa mulher?

E adorei a forma como Trevor Noah contou a história. Confesso que eu estava lendo tanto como leitora para apreciar, quanto como escritora para pensar e me questionar porque eu estava apreciando.

"Eles estavam prontos pra me atacar com violência, até sentirem que fazíamos parte da mesma tribo,  aí tudo ficou bem. Esse é outros pequenos indecentes na minha vida me fizeram perceber que língua, até mais que a cor, define quem você é para os outros."

Noah soube costurar muito bem todos os pontos que queria abordar. Ele saia de um ponto para outro, ia e voltava, e conseguiu explorar tudo sem soar confuso. Eu achei surpreendente. Estou até com inveja.

E ele contou sua biografia ao mesmo tempo que contou a do seu povo, porque a história da África é a sua história, e como eu não sabia nenhum pouco sobre ela, percebi.

Agora, depois dessa história impressionante, divertida e enriquecedora?  Vou assistir os filmes, vou achar um tempinho para vê-los. Sim, tem filmes e no plural!

Livro participante do #DLL20, na categoria "biografia".

You May Also Like

0 comments