Livro #233: Um lugar bem longe daqui

by - 19:04

Por anos, boatos sobre Kya Clark, a “Menina do Brejo”, assombraram Barkley Cove, uma calma cidade costeira da Carolina do Norte. Ela, no entanto, não é o que todos dizem. Sensata e inteligente, Kya sobreviveu por anos sozinha no pântano que chama de lar, tendo as gaivotas como amigas e a areia como professora. Abandonada pela mãe, que não conseguiu suportar o marido abusivo e alcoólatra, e depois pelos irmãos, a menina viveu algum tempo na companhia negligente e por vezes brutal do pai, que acabou também por deixá-la. Anos depois, quando dois jovens da cidade ficam intrigados com sua beleza selvagem, Kya se permite experimentar uma nova vida — até que o impensável acontece e um deles é encontrado morto.
Delia Owens | Um lugar bem longe daqui | Intrinseca | 2019 | 336 p.


A história demorou um pouco para me conquistar, mas o livro conseguiu me prender ao longo do caminho. É uma história tão única, que não tem como não ser conquistada.

Quantos livros que se passa num brejo você conhece? Eu não pude acreditar que esse falava sobre nem mesmo enquanto lia; é uma singularidade apaixonante, que dá um toque especial ao livro.
.
"Até, por fim, em algum instante que passou despercebido, a dor no coração se esvair para dentro da areia como água. A dor continuou ali, mas no fundo. Kya pousou a mão na terra molhada que respirava, e o brejo virou sua mãe."
.
Contudo (claro que tem um contudo) foi muito descritivo. Talvez alguma pessoas gostem disso, mas não eu. Exceto em exceções especiais, que tenha uma narração digna de Lemony Snicket. Eu só passei um olhar rápido nessas partes, porque não me agrada; eu não preciso saber detalhadamente o cenário.

Outro ponto que é desagradável na parte um (o livro é dividido em duas partes) é a trama de assassinato. Foi desnecessária. Acredito que a autora poderia tê-la acrescentado apenas na parte 2 (parte que as coisas começam a melhorar). O toque policial começa a fazer sentido de forma literária. E não, não é spoiler; alguém morre e você sabe já nos primeiros capítulos.
.
"Eu não sabia que palavras podiam ter tanta coisa. Não sabia que uma frase podia ser tão cheia."
.
Parece até que não gostei do livro, mas é o contrário. Apesar desses 2 pontos negativos, a história foi incrível; nunca li nada igual antes. Kya é uma personagem forte e a história deixa a pessoa com uma dorzinha no coração, com um medo do que pode vim acontecer, porque tanta coisa ruim aconteceu a ela e não para de acontecer.

E o que falar do final? Eu não esperava um final feliz, não tinha como ser um final feliz, seria desconexo com o resto da história, mas... foi agridoce, foi perfeito.

Leitura coletiva de março da @abandonadoslc.

You May Also Like

0 comments