Livro #244:Tudo nela brilha e queima

by - 19:33

Livro de estreia de Ryane Leão, mulher negra, poeta e professora, criadora do projeto onde jazz meu coração, com mais de 150 mil seguidores nas redes. “a poesia é minha chance de ser eu mesma diante de um mundo que tanto me silencia. é minha vez de ser crua. minha arma de combate. nossa voz ecoada. nossa dor transformada. nela eu falo sobre amor, desapego, rotina, as cidades que nos atravessam, os socos no estômago que a vida dá, o coração desenfreado, a pulsação que guia as estradas, os recomeços, os dias, as noites, as madrugadas, os fins, os jeitos que a gente dá, as transições, os discos, os tropeços, as partidas, as contrapartidas, os pés firmes que insistem em voar, e tudo isso que é maluco e lindo e nos faz ser quem somos.”
Ryane Leão | Tudo nela brilha e queima | Editora Planeta | 2017 | 192 p.


Eu estou num ano de poesia. Comecei a ler esse gênero literário esse ano e estou apaixonada. Eu li tanta poesia maravilhosa que... minhas expectativas não foram alcançadas, infelizmente.

"eu sou um monte de constelações brilhando e ardendo
mas nem todo mundo sabe ver
ou só vê a parte que arde
ou só vê a parte que brilha"

Eu vejo que é uma boa poesia, mas não me cativou. Não é o meu tipo de poesia.

Algumas até me fez grifar o texto, mas nenhuma me trouxe aquele sentimento de paz e quietude, de "alguém me compreende" e "eu concordo, concordo, concordo tanto". Acredito que seja o tema. Acredito que minha sexualidade me faz pensar "urg, que chato; isso de novo?" (tsc, tsc, culpando a sexualidade). As partes que grifei foram justamente as não românticas; foram essas as que me fizeram sentir o coração bater forte.

"do que eu sei agora
me vi uns anos atrás
e quis dizer pra mim
se ame antes de tudo começar
depois que tudo terminar
e durante esses espaços todos se ame"

Não tem muito o que se falar sobre. Poesia é algo muito pessoal; todo livro é muito pessoal. Talvez o que eu não gostei, seja exatamente porque você vai gostar.

Leia e descubra!

Livro participante do #DesafioLeiturasAtNoon2020.
Livro participante do #DLL20 na categoria "segundo não lido na estante".

You May Also Like

0 comments