Livro #31: O Herói Perdido - Os Heróis do Olimpo 1

by - 23:34

O Herói Perdido

Titulo: O Herói Perdido
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 432
Ano: 2011
Sinopse: Novos e conhecidos personagens do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério. Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia. Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes - semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.


Demorei para saber da existência desse livro, já havia sido lançado os três primeiros quando soube. Percy Jackson terminou com Rachel Dare, a portadora do Oráculo de Delfos, citando uma nova profecia, a Nova Grande Profecia:


“Sete meios-sangues responderão ao chamado
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado

Um juramento a manter com um alento final
E inimigos com armas as Portas da Morte afinal”

Em O Herói Perdido, a historia começa com Jason acordando sem memória, ele não sabe quem é ou quem são a menina que está ao seu lado e se diz ser sua namorada e o garoto que parece ser um elfo latino. As coisas só pioram quando eles são atacados por espíritos de tempestade, um sátiro cupcake é sequestrado e uma garota assustadora aparece perguntando onde está Percy Jackson. Mas... Quem é Percy Jackson?

O Herói Perdido começa depois de aproximadamente nove meses após a Guerra contra Cronos, enquanto todos estavam felizes e despreocupados, sendo reclamados por seus pais, Percy desaparece sem nenhuma noticia. Os deuses estão calados, sem dizer nada a respeito, trancados no Olimpo e a primeira vista deles desde a Guerra é quando Annabeth tem um sonho com sua deusa menos favorita (mais odiada que diversos monstros), que diz que a resposta para isso está no Grand Canyon com o garoto de um sapato só. E esse garoto é Jason.


“-Espíritos, respeitem-me! – urrou Hedge (...) – Maldição! Não deixou nada para mim, garoto? Eu gosto de desafios!
-Ei, treinador Superbode ou seja lá o que você for... Acabei de despencar na droga do Grand Canyon! Chega de desafios!”

Levados ao Acampamento Meio-Sangue, os três descobrem que são semideuses, contudo Jason tem o sentimento que já sabe disso, de tudo isso. Para descobrir quem é, de onde veio, Jason precisa salvar Hera, a rainha dos deuses e sua patrona, só assim ele recuperar sua memória, logo ele saiu numa missão com seus amigos esquecidos, como a profecia dada por Rachel diz:


“Filho do relâmpago, tome cuidado no chão
Da vingança dos gigantes os sete nascerão

A forja e a pomba devem abrir a cela
E liberar a morte pela raiva de Hera”

Nessa nova serie, Tio Rick mudou sua forma de escrita, onde ao invés do ponto de vista de apenas um narrador, temos agora três narradores na terceira pessoa: Jason, Piper e Leo. O humor continua, embora não tão frequente quanto estamos acostumados, sendo normalmente tiradas de Leo.

Ao ler a orelha do livro, imaginei que Leo fosse filho de Hermes por parecer um elfo e não conseguir ficar com as mãos quietas, entretanto não. Leo Valdez é o meu personagem favorito do livro, concorrendo igualmente com Percy na categoria, não é nenhuma surpresa que amo personagens engraçados e com passados tristes. Leo tem os dois.

“Não gostava de memórias tristes. Siga em frente – era esse seu lema. Não fique remoendo o passado. Não fique no mesmo lugar por muito tempo. É a única forma de vencer a tristeza.”

Jason e Piper não são os personagens que mais amo, todavia não tem como não gostar da visão invertida dos preconceitos do autor. Uma filha de Afrodite que odeia estar arrumada? Um filho de Zeus que não quer ser um líder? Mas não é como se Jason não quisesse liderar, ele cria uma imagem confiante, que sabe o que está fazendo, porque é isso que esperam dele como filho do deus dos deuses.

Continuo a me surpreender com o fato de Rick conseguir adicionar novos elementos das mitologias sem ficar repetitivo, criando uma historia envolvente. O final foi realmente ótimo que me fez ficar feliz de eu não saber a existência desta serie, pois não precisei esperar pelo lançamento do próximo livro.

You May Also Like

0 comments