Livro #53: Inferno no Colégio Interno - Desventuras em Série 5

by - 18:56

Inferno no Colégio Interno

Título: Inferno no Colégio Interno
Autor: Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 200
Ano: 2002
Sinopse: Nada de aventuras emocionantes com final feliz: Violet, Klaus e Sunny Baudelaire são legais e inteligentes, mas a vida deles está repleta de má sorte e infelicidade. Em Inferno no colégio interno, os três irmãos enfrentam caranguejos, provas hiper-rigorosas e os castigos de um internato. O colégio se transformou em mais um desastroso episódio de suas vidas horríveis. Desta vez, eles precisam escapar de fungos gotejantes e assistir a recitais de violinos, além de entender o complicado sistema métrico e suportar os exercícios de D.O.R. Violet, Klaus e Sunny têm o poder de atrair desgraças. Quem gosta de histórias alegres não deve nem abrir este livro, avisa o autor, pois as histórias dos Baudelaire são sempre uma desventura pior do que a outra.


Um capitulo mais desafortunado dos Baudelaire tem como cenário a Escola Preparatória Prufrock (Prep Prufrock para os íntimos), que tem Memento mori/Lembra-te que morrerás como lema. Como dito no livro anterior, os órfãos terão que ficar num colégio interno enquanto Sr. Poe concilia seu trabalho com a procura de um novo tutor para essas três crianças.

“A timidez é curiosa, porque, da mesma forma que a areia movediça, pega as pessoas de surpresa, e, também como a areia movediça, faz com que as vítimas olhem para baixo.”

O diretor da escola... Ops, o vice-diretor Nero (tão terrível quanto o próprio imperador romano) é uma pessoa que gosta de ser malvado, rindo com hi hi hi e um péssimo violoncelista, obrigado os alunos (detentos) a escutá-lo.

A Prep é um lugar horroroso, mas suportável, mesmo que Violet passe as aulas escrevendo historias chatas e curtas, Klaus medindo objetos e Sunny sendo secretária. Secretária! Pois eles fazem dois amigos, os Trigêmeos Quagmire, que também perderam os pais e um irmão num incêndio. Isadora é uma poetisa e Duncan um jornalista, assim como Violet é uma inventora, Klaus um leitor e Sunny uma... Mordedora?

“É um alívio, em tempos agitados e assustadores, encontrar verdadeiros amigos. (...) O mundo pareceu-lhe mais familiar e mais seguro, sensação que não experimentavam fazia muito,muito tempo.”

Mas tudo que é bom termina, principalmente na vida infeliz desses órfãos. O inevitável previsível acontece, Conde Olaf aparece. (Quem rimou? Eu!) Disfarçado dessa vez como instrutor Genghis, professor de ginástica, os Baudelaire não contam suas suspeitas a Nero, acostumados a serem desacreditados, contudo os trigêmeos decidem ajudá-lo a descobrir o novo plano maligno dele.

Nesse livro, ninguém morre, entretanto vamos relembrar que o colete de Tia Josephine foi encontrado quando eles estavam no inferno, digo escola. Os órfãos não têm sorte, os trigêmeos têm uma fortuna, o que será que irá acontecer? E um novo mistério é acrescentando a trama: o que é CSC?

Ps. Ao meu amado Lemony Snicket, a quem levarei para sempre seus conselhos. Adiante uma frase instrutiva e proveitosa como nenhuma mais dita por adultos é:

“Você, leitor, sabe muito bem que uma boa noite de sono ajuda a ter um bom desempenho no colégio, e, se você é estudante, deveria cuidar para ter sempre uma noite bem-dormida, a não ser que esteja num capítulo interessante do livro que está lendo, e nesse caso o melhor é ficar acordado a noite inteira e que se dane o aproveitamento escolar.”

You May Also Like

0 comments