Livro #46: Lobos de Loki - Crônicas de Blackwell 1

by - 21:14

Lobos de Loki

Título: Lobos de Loki - Crônicas de Blackwell 2
Autoras: K. L. Armstrong e M. A. Marr
Editora: Rocco
Paginas: 320
Ano: 2015
Sinopse: Para Matt Thorsen, o fato de ser um dos descendentes de Thor, o deus do Trovão, não fazia muita diferença. Junto com vários outros descendentes de Thor ou seu meio-irmão, Loki, o garoto levava uma vida normal em Blackwell, pequena cidade em Dakota do Sul. Matt conhece cada deus, história e detalhes dos mitos nórdicos. Mas conhecer cada lenda é um coisa, acreditar é outra completamente diferente. Quando as runas revelam que o Ragnarok, ou fim do mundo, está próximo, e que Matt deve lutar pelos deuses para evitar o fim do mundo, o garoto tem uma certa dificuldade em acreditar. Afinal, entre todos os Thorsen, Matt é o mais novo e até hoje nunca demonstrou o mesmo potencial dos seus irmãos mais velhos. Porém, seu avô parece acreditar que o garoto pode cumprir seu destino, e mais: depois da vitória, Matt deve ser sacrificado para o surgimento de uma nova era dominada pelos descendentes de Thor. Agora, Matt sabe que tem de encontrar os outros descendentes e se preparar para a batalha definitiva. Com a ajuda relutante dos primos Fen e Laurie, descendentes de Loki, o jovem parte em uma incrível aventura para salvar o mundo.


Nas Crônicas de Blackwell, a historia se passa numa cidade com o mesmo nome de Dakota do Sul; nesse espaço, os deuses morreram há muito tempo, contudo os descendentes deles o representarão na batalha final que decidirá tudo. E parece que esse dia está cada vez mais próximo.

Matt é um Thorsen, o nome da sua família não apenas significa que ele é filho de Thor, como realmente é descendente dele. Ele nunca pensou nas historias nórdicas como reais ou imaginadas, apenas estavam lá, entretanto ele vê a veracidade disso quando é escolhido como o campeão dos Thorsen, onde representará Thor no Ragnarok.

“Seria mais fácil, tanto nas encenações quanto na vida real, se tudo fosse simples como mocinhos e bandidos, heróis e vilões, mas certo e errado nem sempre eram discerníveis.”

Seu avô considera que o Ragnarok é uma limpeza no mundo, que tudo está acontecendo por um motivo e que Matt lutará contra a Serpente de Midgard, ganhará dela, mas que deverá morrer para que o mundo renasça melhor.

Depois de ser visitado pelas Nornas, Matt sabe que precisa reunir os outros representantes para ajudá-lo nessa luta. E sobreviver. A primeira pessoa que elas aconselham a encontrar é o descendente de Loki, que segundo os mitos liderará os monstros contra os deuses, e aponta para os primos Brekke, Fen e Laurie.

“Algumas partes não podem ser mudadas. Outras podem. Você precisa descobrir qual é qual.”

Todos os Thorsen consideram os Brekke ignorantes sobre o fato de serem descendentes de um deus nórdico, mas eles não apenas sabem de suas raízes como também se transformam em lobos, assim como os Thorsen tem a força de seu patriarca, e se reúnem em matilhas, sendo conhecidos como Saqueadores.

Fen é um lobo e odeia os Thorsen como todos os outros de sua família, ele quase sempre se mete em confusões, e esse quase é apenas por causa de sua prima que o impedi. Ele e Matt não se dão bem, mas quando se vê entre escolher a ajudar Matt a impedir o Ragnarok e a lutar com os Saqueadores, que ele definitivamente não gosta, Fen nem pensa e aceita.

“O fato de eles não estarem mais tentando se espancar não significava que eles eram amigos.”

Laurie apesar de ser uma Brekke não tem o poder de se transformar, mas se junta nessa missão, possuindo uma lábia digna de Loki e sendo o equilíbrio entre os meninos, que constantemente brigam e implicam um com o outro.

O fato negativo é que as descrições sobre os personagens são vagas, não se aprofundando muito na mitologia, concentrando-se mais na evolução dos personagens, não que eu ache isso algo ruim. Apesar de serem descendentes, eles só tem 13 anos e estão sozinhos.

A família de Matt quer que ele morra, e mesmo antes disso ele sempre foi considerado inferior aos irmãos; Fen é rejeitado pela sua, passando de parente em parente indesejado desde que seu pai foi preso, tendo apenas Laurie; Laurie é claramente a ovelha negra, seu pai é um lobo solitário sempre viajando e sua mãe não quer que ela se envolva com os Brekke, principalmente com Fen, que é uma má influencia. Mas ele tem apenas ela.

“Ela dissera que ele era importante para ela. E isto era tudo de que Fen precisava saber quando ficava preocupado: que era importante para ela.”

O livro é narrado na terceira pessoa por essas três perspectivas diferentes, tendo Matt mais capítulos, Laurie depois e por ultimo Fen com apenas três. Eles têm personalidades bem diferentes e a amizade, a confiança que surge entre eles foi real e, de alguma forma, achei esse trio bem eficiente, em que todos têm seu destaque e protagonismo.

Adorei o livro, cada capitulo é emocionante e essencial a história, oferecendo um pedacinho aqui e outro lá de mistério, ele não se enrola nas coisas, acontecendo uma atrás da outra, forçando-nos a virar a pagina para mais.

You May Also Like

0 comments