Livro #65: O Aprendiz - O Conjurador 1

by - 23:15

O Aprendiz

Título: O Aprendiz
Autor: Taran Matharu
Editora: Galera Record
Páginas: 350
Ano: 2015
Sinopse: Fletcher é um órfão de 15 anos e, para sua surpresa, conseguiu invocar um demônio do quinto nível. O problema é que apenas os nobres deveriam ser capazes de conjurar criaturas e usá-las na guerra contra os orcs. Mas plebeus como Fletcher também podem ser conjuradores, e o garoto consegue uma vaga na Academia Vocans, uma escola de magos que prepara seus alunos para os campos de batalha. Lá, ele irá enfrentar o bullying dos nobres, mas também aprenderá feitiços e fará amigos incomuns, como anões e elfos. Além de se provar digno de uma boa patente na guerra, Fletcher e seu grupo de segregados precisam se unir e vencer o preconceito que sofrem na desigual sociedade de Hominum.

Fletcher é um jovem de 15 anos que foi deixado nos portões da cidade de Pelego, em pleno inverno, nu, sem nenhuma proteção contra o frio. Os ricos não o queriam, os pobres não tinham comida nem para eles, assim Fletcher acabou sendo adotado por Berdon, um ferreiro que o transformou não apenas no seu aprendiz, como virou seu pai.

"Você foi um pai melhor para mim do que meu pai verdadeiro jamais poderia ter sido"

A vida de Fletcher não é fácil, sendo constantemente alvo de preconceito pelos outros, não misturando-se com seus cabelos e olhos negros tão ao norte, onde todos são loiros. Depois que recebe de presente um livro que era de um conjurador, Fletcher decide testar a sorte e tenta invocar um demônio. Conseguindo.

A historia tem como plano de fundo um mundo que existe três raças principais: humanos, anões, elfos e orcs, sendo esse ultimo inimigo comum de todos os outros. Não que não exista preconceito entre os outros três, os humanos são os que têm mais privilegio, excluindo todos os outros. Além disso, alguns humanos, quase sempre nobres, conseguem conjurar demônios que os ajudam na luta contra os orcs.

"O inimigo do meu inimigo é meu amigo, não é esse o ditado? Queria que os elfos pensassem assim. Com eles seria algo do tipo: o inimigo do meu inimigo está vulnerável, então vamos esfaqueá-lo pelas costas enquanto ele não estiver olhando."

Algumas coisas acontecem a Fletcher que o força a fugir da sua cidade com uma salamandra que cospe fogo, acabando no final na Academia Vocans, local onde todos os conjuradores são treinados.
Fletcher é aquele personagem injustiçado na vida, nada que lhe aconteceu é por ele ser especial, tudo foi acaso e/ou sorte. Na Academia, ele é bom em algumas matéria e péssimas em outras, faz inimigos e amigos. No começo, você pensa que será um trio, então surge mais, depois outro... E por ai vai. Na minha opinião, meu trio da historia acabou sendo Fletcher (), o anão Otelo e a elfa Sylva. Meus preferidos.

"De alguma forma, as palavras que ele tinha deixado não ditas ao longo dos anos, eram do que mais se arrependia."

O livro tem varias referencias a outras historias, é meio que um mix de tudo que é maravilhoso, mas não vamos retirar o mérito do autor, pois ele criou uma historia única, linear e com uma escrita original. Não é uma imitação de nada, você sempre lerá uma coisa e se lembrará de outra. Você lê sobre um órfão que descobre que é ‘especial’ e se lembra de Harry Potter; dragões me remeteram a Eragon, Game of Thorns também; batalhas com demônios que podem evoluir é algo bem Pokémon. Contudo a historia não tem nada parecido com outra.

“O maior inimigo de um guerreiro pode ser também seu maior professor.”

Os capítulos são curtos e a narração na terceira pessoa, há muita explicação sobre o mundo criado por Taran, não tem grandes acontecimentos, sou um pouco de ação, contudo gostei da historia. Foi muito bem construída. Estava tão envolvida pela historia que o final me surpreendeu. Que final foi esse? O Aprendiz é o primeiro livro de Taran, um autor que começou a escrever no wattpad e conquistou milhares de fãs com sua historia medieval e mágica, que traz os preconceitos sociais e raciais a vista.

You May Also Like

0 comments