Anime #19: Boku dake ga Inau Machi

by - 20:33

Boku dake ga Inau Machi

 
Sinopse - O mangaká novato Satoru Fujinuma é obstruido pelo seu medo de se expressar. entretanto, ele possui um talento sobrenatural de ser forçado a evitar mortes e catástrofes ao ser enviado de volta no tempo antes da ocorrência do acidente, se repetindo até que o acidente seja impedido. Um dia, ele se envolve em um acidente que ele mesmo é enquadrado como um assassino. Desesperado para salvar a vítima, ele volta no tempo só para encontrar a si mesmo como um aluno do primário, um mês antes de sua colega de classe Kayo Hinadzuki desaparecer. Satoru agora embarca em uma nova missão: salvar Kayo e resolver o mistério por trás do seu desaparecimento.




Nos primeiros minutos já somos apresentados pelo poder que o protagonista tem e que autodenomina Revival, que sempre o leva de volta ao passado, variando entre um e cinco minutos, para que ele possa evitar algo ruim. Sempre que isso vai acontecer, Satoru vê uma borboleta azul (parecia algo bem fantasmagórico para mim) e o momento fica se repetindo ate que seja evitado.
"Isso é um revival e não tem como eu perder dessa vez. (...) Eu quero mudar o futuro."

Num dia, quando Satoru tem um desses revival, ele não sabe o que aconteceu, ele não fez nada, embora um sequestro tenha sido evitado. Sua mãe acredita que o sequestrador a conhecia e descobre que isso tem algo relacionado a um sequestro de anos atrás que Satoru acredita que poderia ter evitado
Mais tarde, a mãe dele é assassinada pelo sequestrador e Satoru é apontado como culpado e acaba tendo outro revival, só que, em vez de voltar em no máximo 5 minutos, ele retorna para dezoito anos atrás, exatamente ao dia 15 de fevereiro de 1988. O que quer que ele tenha que fazer para evitar a morte da sua mãe está nesse tempo.
O objetivo de Satoru se torna evitar a morte da Kayo, logo que ela foi a primeira vitima de uma serie de assassinatos. Ele tenta tornar-se amigo dela, entender o que aconteceu e evitar que ela desapareça um dia antes do aniversario de ambos.

"Pensar que é sua culpa depois que isso aconteceu é inútil. Tem um limite para o que uma pessoa pode fazer."
  
"Acreditar na verdade é uma palavra de esperança que quer dizer querer acreditar."

"Eu sinto que se você repetir uma palavra varias vezes, um dia ela vai se tornar real."

"Enquanto eu estou atuando, parece que um dia tudo vai se tornar real."

Gostei muito dos personagens, apesar da pouca quantidade de episódios, o anime passou bem as características dele. (Embora tenha um que pensei que fosse homossexual e me surpreendeu.) Satoru, por exemplo, tem a mania de falar o que pensa em voz alta, o que traz momentos muitos engraçados.
Uma coisa que achei interessante foi que Satoru teve dois dubladores, um que fala na sua voz de criança e outro no pensamento, com sua idade atual (antes dela ser futura, é claro), mostrando que ele se sente um adulto num corpo de crianças. (Inversamente também) O design também foi impressionante, várias cenas que me fizeram pausar para salvá-la. E se mantém de forma consistente do começo ao fim, ela não decai.
Eu não teria visto Boku se não fosse pela insistência de um amigo, depois desse acreditarei nele quando disser que um anime é maravilhoso, porque BokuMachi é. Você começa a assistir e a suspeitar de todos. Todos são suspeitos. Qualquer pessoa que parece saber mais do que diz, logo se torna um suspeito. Você está assistindo e fica ‘não foi ele, foi ele..." ; você esquece um personagem e, quando ele aparece, pensa ‘é ele’; e no final você diz ‘eu soube disso o tempo todo’.


"Na essência, boas ações e más ações são a mesma coisa. Ambas são ações das pessoas para compensar um defeito dentro delas."

Por comentários que vi, o anime seguiu o mangá, resumindo tudo para caber em 12 episódios, é claro. E, para quem não gostou do final que foi aberto, contudo amou o anime (eu daria dez se não fosse o final, mas, por ele, BokuMachi ganha 9.5) saiba que terá continuação! E quando lançar assistirei no mesmo instante sem precisar ser convencida. Além de que também existe um live action, já estou indo assistir o dorama.


FICHA TÉCNICA
Títulos alternativos
Nome original: Boku dake ga Inau Machi
Nome em inglês: The Town Where Only I am Missing; Erased
Tradução: A Cidade Onde Só Eu Não Existo
Informações
Tipo: TV
Lançamento: 08/01/16 - 25/03/16
Episódios: 12
Duração: 23 min. por episódio.
Classificação: 17+
Gêneros: Mistério, fantasia, psicológico, seinen.
Estúdio: A-1 Pictures
Produtores: Aniplex, Dentsu, Kadokawa Shoten, Fuji TV, DAX Production, Kyoraku Industrial Holdings, Kansai Telecasting Corporation.
Abertura: Re:Re:
Encerramento: Re:Re:, Sore wa Chiisana Hikari no Youna.
Para mais informações acesse MyAnimelist.

Trailer

You May Also Like

0 comments