Livro #80: Jogos Vorazes - Jogos Vorazes 1
Jogos Vorazes
Título: Jogos VorazesAutora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 400
Ano: 2010
Sinopse: Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a Capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito. Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.
No distópico mundo de Collins, a America do Norte foi destruída e renasceu das cinzas como Panem, que possui 12 distritos alem de uma Capital. Contudo, muitos anos atrás, existia o Distrito 13, que foi exterminado depois de uma revolta. Como castigo, todos os outros distritos, tem que sortear um casal de tributos entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes e servir de exemplo aos outros.
“Que a sorte esteja sempre a seu favor.”
“(...) em vez de agradecer com aplausos, eu fico parada enquanto eles participam da forma mais ousada de protesto que conseguem. O silencio. o que quer dizer que nós não concordamos. Nós não perdoamos. Tudo isso é errado.”
Depois que a irmã de Katniss, Prim, é sorteada, ela se voluntaria no lugar de sua irmãzinha de 12 anos para participar desse jogo mortal e destrutivo em que apenas um é o vencedor. E todos os outros morrem.
Katniss sabe que suas chances de vencer são mínimas, em outros distritos ser um tributo nos Jogos Vorazes é louvado e, por isso, eles, os Carreiristas, são treinados e disputam uns contra os outros para entrar na Arena e lutar ate a morte.
“Ai vai um pequeno conselho: mantenham-se vivos.”
O outro tributo do distrito de Katniss é Peeta Mellark, ou como ela costuma pensar, o Garoto do Pão (ou talvez seja eu?). Alguns anos atrás, quando o pai de Katniss morreu, ela e sua família morreriam de fome se Peeta não houvesse jogado pães para ela, depois desse dia, Katniss lutou com afinco para se manter viva. E, embora queira retribuir o favor a ele, ela também quer continuar viva.
“Um Peeta Mellark gentil é muito mais perigoso para mim do que o contrario. Pessoas gentis conseguem se instalar dentro de mim e criar raízes. E não posso permitir que Peeta faça isso.”
O livro é separado em três partes: Os Tributos, Os Jogos e O Vitorioso. A primeira parte é sobre a Colheita (abate ficaria melhor, já que os Tributos são tratados como carne) e a estadia dos escolhidos na Capital, toda a preparação deles antes da Septuagésima Quarta edição dos Jogos Vorazes. A segunda foca-se em Katniss na Arena, já que ela é a narradora, assim como a terceira. (Ops, spoiler sobre quem venceu).
“Aqui é seguro, aqui é um abrigo
Aqui as margaridas lhe protegem de todo o perigo
Aqui seus sonhos são doces e amanhã serão lei
Aqui é o local onde eu sempre lhe amarei.”
Eu amo o Garoto do Pão, ele é tão fofo e a determinação que ele tem com a Katniss é impressionante. A única coisa que eu realmente não gosto é da atitude dela com ele. (Eu me imagino estrelando os dedos na frente dela para ver se Katniss acorda e dizendo: Querida docinho, você vai perder o boy magia!) Espero que A Garota Quente caia em si no segundo livro.
“-Um rapaz bem apessoado como você deve ter alguma garota especial. Vamos lá, Peeta, qual é o nome dela?
-Bem, há uma garota. Sou apaixonado por ela desde sempre. Mas tenho certeza que ela não sabia que eu existia até a colheita.
-Ela tem namorado?
-Não sei, mas muitos garotos gostam dela.
-Então, olha só o que você vai fazer. Você vence e volta pra casa. Ela não vai poder te recusar nessas circunstâncias, vai? - diz Caesar, incentivando-o.
-Não sei se vai dar certo. Vencer... não vai ajudar nesse caso.
E por que não? - quer saber Caesar, aturdido. Peeta enrubesce e gagueja.
-Porque... porque... porque ela veio pra cá comigo.”
Jogos Vorazes é aquela mistura que eu adoro (aventura, fantasia e uma pitada de romance) e foi o primeiro livro que comprei que eu amei. (O primeiro foi Diário de Um Banana e não tem tanta letras quanto eu gostaria!)
Resenha da continuação (Em Chamas)
0 comments