Anime #20: Fullmetal Alchemist Brotherhood

by - 17:53

Fullmetal Alchemist Brotherhood

 

Sinopse - Quando dois irmãos, Edward e Alphonse Elric, tentam reviver a sua mãe usando Alquimia, algo sai muito errado. Edward perde a sua perna e o seu braço, e Alphonse perde o seu corpo por completo. Agora, alguns anos depois, Edward se torna aquilo que conhecem como "Alquimista Federal", ou seja, um alquimista reconhecido nacionalmente. Juntamente com Alphonse, cujo o espírito está preso em uma armadura de metal e com os seus "Automail" da perna e do braço, Edward e Alphonse partem em uma busca para restaurar o seu estado natural.





FMAB é tão bom que assim que acabei de assistir o ultimo episódio comecei a resenhar, porque o que é bom tem que ser compartilhado. Ah, e é bom deixar claro antes de qualquer coisa que Fullmetal Alchimeast Brotherhood não é a continuação de Fullmetal Alchimeast, são... historias diferentes, por assim dizer. Quando o anime de FMA estava sendo lançando, ele acabou alcançando o mangá e uma história alternativa (filler) da original teve que ser criada (anime sempre sai mais rápido do que o mangá).
FMAB (preguiçosos amam siglas para qualquer coisa, desde nomes grandes a pequenos), conta a história de dois irmãos, Edward e Alphonse Elric, que tentaram reviver a mãe por meio de alquimia. Mas acabou dando errado.
Transmutação humana é para todos os alquimistas um tabu. Não por nenhuma vez ter dado certo (embora nunca tenha dado), mas porque a base da alquimia é a troca equivalente. O que seria usado no lugar da alma?

"Não sei se esse fluxo deve ser chamado de universo ou mundo... mas desse ponto de vista, você e eu, somos como formigas. Um pequeno indivíduo em um fluxo. Somos só “um” em “tudo”. Mas só com esses “uns” juntos, o “tudo” pode existir"

A transmutação dos irmãos Elric acaba dando errado, todavia, do mesmo jeito, o preço é cobrado: Ed perde a perna e Al o corpo. Assim que Ed atravessa o portão da Verdade (Deus? Mundo?), ele percebe o que aconteceu com seu irmãozinho e troca seu braço direito pela alma de Al, prendendo-a numa armadura por um selo de sangue.
Agora ambos buscam uma forma de voltarem aos seus corpos originais. Trabalhando para o governo – com Ed como um Alquimista Federal, apelidado de cão do Estado e sobre a alcunha de Alquimista de Aço, sendo constantemente confundido com o irmão – os Elric desejam encontrar a lendária pedra filosofal, que dizem poder fazer qualquer coisa ignorando a lei da equivalência.

"Se teme a um poder gigante que está a sua frente, o covarde deve se levantar. Se perde o poder no qual acreditava, o fraco deve cair."


Minha única reclamação se dá ao fato de alguns episódios finais parecerem incompletos, eles terminavam numa parte e depois davam um salto para outra sem explicação, pensei ate que tivesse algo de errado, pulando um episódio sem perceber, mas não. Única reclamação.
E até isso é esquecido ao ouvir a primeira opening. De todas as openning, ending… é indiscutível que a primeira é a preferida de todos. Ela é simplesmente maravilhosa. As outras eu nem gosto muito, não em comparação a primeira, mas nada pode ser comparada a primeira. Não seria justo até. E  animação é maravilhosa. Todos os animes da Bones são.
"Uma lição sem dor não tem sentido. Isso porque ninguém pode ganhar algo sem sacrificar algo. Mas ao suportar essa dor e superá-la... poderá se obter um poderoso e incomparável coração."

Assisti todos os 64 episódios um após o outro e não tem como fazer diferente. É muito bom. Em nenhum momento a história fica enrolando, todas as partes são essenciais para o desenvolvimento da trama ou dos personagens.
Os protagonistas são os irmãos Elric (obviamente), em que ambos são alquimistas, embora apenas o Ed seja ‘contratado’. A diferença entre ambos são de um ano e o Ed, o mais velho, é o menor entre eles – não apenas porque seu irmão é uma armadura gigante, ele é anão em comparação a qualquer um, o que faz com que ele tenha um complexo com qualquer palavra que venha a lembrá-lo de sua pequena estatura, mesmo quando não estão referindo-se a ele – e o que mais me surpreendeu foi a explicação para isso, não preciso nem dizer que eu amei.



"-Winry... (...) É troca equivalente! Eu lhe darei metade da minha vida e você me dará metade da sua!
-Ah, que coisa. Por que alquimistas têm que ser desse jeito? 'Troca equivalente'? Você é retardado? (...) Você é mesmo estúpido. 'Metade'? Darei tudo para você."




Ed é inteligente, sério, fica com raiva fácil; enquanto Al, embora tenha algumas dessas características, é o mais gentil dos dois. E a relação entre eles é aquela típica dos Winchester (mais algum fã de Supernatural?) que matam e morrem um pelo outro, que faz qualquer coisa pela segurança e felicidade do irmão, mesmo que a base da própria.
E os outros personagens? Que personagens! A autora criou personalidades, características, acontecimentos, ambições, medo... Tudo único e completamente compreensível, não apenas com os protagonistas. Ela focou-se também nos secundários sem perder nada de vista. Eu amei os heróis, os vilões e os anti-heróis. (O episódio mais triste para mim foi inclusive o 54)
E o que eu mais senti, e a alquimia passa, é que você tem que lidar com as consequências de suas ações; sejam elas boas ou más, ela terá uma reação que você não pode prever. E aquilo será sua responsabilidade. Sua culpa. Você não pode culpar os outros, arrumar desculpas... é o seu erro ou acerto, viva com isso. E melhore. O passado nunca voltará, aceite.

"Levante-se e ande... siga em frente. Você tem duas pernas, não é? Não precisa acreditar em nada."

FICHA TÉCNICA
Títulos alternativos
Nome original: Hagane no Renkinjutsushi
Nome em inglês: Fullmetal Alchemist Brotherhood
Tradução:Irmãos Alquimistas Metálicos (talvez?)
Informações
Tipo: TV
Lançamento: 05/04/09 - 04/07/10
Episódios: 64
Duração: 24 minutos por episódio
Classificação: 17+
Gêneros: Ação, aventura, drama, fantasia, magia, militarismo, shounen.
Estúdio: Bones.
Produtores: Aniplex, Square Enix, Mainichi Broadcasting System, Studio Moriken.
Abertura: Again, Hologram, Golden Time Lover, Period e Rain.
Encerramento: Uso, Let it Out, Tsunaida Te, Shunkan Sentimental, Ray of Light, Rain e Hologram.
Para mais informações acesse MyAnimelist.

Trailer

Citações do anime.

You May Also Like

0 comments