Livro #98: Simon vs. A Agenda Homo Sapiens
Simon vs. A Agenda Homo Sapiens
Título: Simon vs. a agenda Homo SapiensAutora: Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Ano: 2016
Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Simon é um jovem de dezesseis anos que está num relacionamento secreto, tão secreto que nem mesmo ele sabe quem é a pessoa com quem troca emails diretamente, apenas que o nick da sua conta é Blue, que ele é um garoto e que Simon está apaixonado por ele... Ah, e que ele mesmo é gay.
"É isso que as pessoas não entendem. Essa coisa de sair do armário. (...) Mas estou cansado de sair do armário. Tudo que eu faço é sair do armário."
Ser gay não é um problema para Simon, ele não está preocupado em “sair do armário”, com as consequências que isso trará, ele apenas não ver razão de precisar dizer a todos a sua sexualidade. Ele sabe que sua família continuará amando-o, assim como seus amigos, e que alguns não aceitarão esse fato e que isso não importará.
Contudo, quando Martin, um colega da escola, começa a chantageá-los por causa das trocas de emails com Blue, Simon concorda com a chantagem para que Blue não seja exposto e ajuda Martin a se aproximar de Abby, uma amiga recente.
"Como deve ser uma pessoa quando os muros dela estão desabando?"
Esse é o segundo livro que li (o primeiro foi Carry On e eu amo), onde o tema de homofobia é tratado diretamente, com o protagonista sendo homossexual e não um amigo dele, em que esse tema é colocado num papel secundário, como se não fosse importante... Não que não existam outros livros que falam disso, só que apenas esses dois me cativaram.
O que eu mais gostei nesse livro foi a falta de estardalhaço quanto ao personagem ser gay e à grande questão “quando sair do armário?”. O que importa se Simon vai ou não sair do armário? O que importa é que ele está bem com sua opção sexual e que as pessoas que são importantes o aceitam.
"Como comentário extra, você não acha que todo mundo devia ter que sair do armário? Por que o comum é ser hétero? Todo mundo devia ter que declarar o que é; devia ser uma coisa bem constrangedora, não importa se você é hétero, gay, bi ou sei lá o quê. Só uma ideia."
E que Blue é maravilhoso e que Simon pode se apaixonar por ele. Blue que é um cara do segundo ano sem rosto ou nome. Blue que escreve corretamente e de forma quase poética. Blue que o conhece como Jacques... E Simon quer conhecê-lo, ao mesmo tempo que tem medo do que pode acontecer. E você, o leitor, quer o mesmo, quer descobrir quem é Blue tanto quanto Simon, fica questionando-se “É esse? Ou aquele? Mas também pode ser esse...”
"P.S.: Adoro o jeito como você sorri, sem perceber que está sorrindo. Adoro seu cabelo de quem acabou de acordar. Adoro o jeito como você faz contato visual por mais tempo do que o necessário. E adoro seus olhos cinza-lua. Então, se você acha que não sinto atração por você, Simon, você está maluco."
Simon vs. A Agenda Homo Sapiens é o primeiro romance de Becky, mas já estou a meio passo de tê-la como uma das minhas autoras favoritas. Eu adorei a forma com que ela escreve, os personagens criados, os quotes que são maravilhosos... A história é maravilhosa e eu já quero mais; esse livro terminou rápido demais!
Citações do livro.
0 comments