O Livro do Cemitério
Título: O Livro do CemitérioAutor: Neal Gaiman
Editora: Rocco
Páginas: 336
Ano: 2010
Sinopse:Enquanto seus pais e irmã são impiedosamente assassinados por um misterioso homem chamado Jack, um bebê consegue escapar de seu berço e se aventurar pelo mundo. Uma série de coincidências, aliada a uma grande dose de sorte, salva o pequeno de ter um destino tão trágico quanto o de sua família. A história do bebê sortudo e fujão começa quando ele chega à rua e sobe a colina em direção ao velho cemitério. Ele é perseguido pelo assassino de seus familiares, o homem chamado Jack. Já dentro do cemitério o neném conhece os habitantes do local. Fantasmas de outras épocas que vivem em suas covas e mausoléus e que por circunstâncias do destino são forçados a adotar e batizar o bebê, agora chamado de Ninguém Owens, o Nin, para salvá-lo do seu perseguidor.
Havia uma família e agora há apenas uma criança. Sua família foi morta por um homem chamado Jack e ela por pouco também não foi, tendo descido de bunda pela escada, engatilhado por uma ladeira e passado entre as brechas de um portão, o pequeno bebê acabou sendo salvo da morte ao chegar no cemitério.
"O homem chamado Jack era alto. Este homem era mais alto. O homem chamado Jack usava roupas escuras. As roupas deste homem eram mais escuras. As pessoas que viam o homem chamado Jack quando ele estava cuidando de sua vida — e ele não gostava de ser visto — ficavam perturbadas, ou pouco à vontade, ou se achavam inexplicavelmente assustadas. O homem chamado Jack olhou o estranho e foi o homem chamado Jack que ficou perturbado."
Sendo adotado pelo Sr. e pela Sra. Owens, Nin cresce como qualquer outra criança, qualquer outra criança que tem mortos como pais, vizinhos e amigos. E seu guardião... seu guardião Silas não está vivo nem morto, não é desse ou de outro mundo, mas é a pessoa que Nin mais admira, que pode andar pelo mundo dos vivos e dizer tudo que há lá, que lhe ensina qualquer coisa sem ser chato e que sempre lhe ajuda.
"Ele só se parece consigo mesmo. Ninguém é parecido com ele. Então se chamará Ninguém. Ninguém Owens."
Assim, Nin é preparado desde criança e, tendo recebido a Liberdade do Cemitério, ele aprende diversos "poderes" que apenas os mortos têm, como Medo, Terror, Passeio do Sonhos, Sumido; e conhece diversos seres que habitam esse mundo, que não estão mortos ou vivos, que não são humanos ou animais, que não estão neste mundo ou em outro.
"Você é um ignorante, neném — disse a srta. Lupescu. — Isso é péssimo. E você está satisfeito em ser ignorante, o que é pior ainda. Repita comigo, existem os vivos e os mortos, existem as criaturas do dia e as da noite, existem ghouls e andarilhos da névoa, existem os caçadores das alturas e os sabujos de Deus. E também os tipos solitários."
Nin aprende e conhece muito sobre o mundo além do Cemitério e mundo dentro do Cemitério e mundo na terra não consagrada do Cemitério, descobrindo sobre bestas lunares e ghouls e fazendo amizades com bruxas.
Enquanto aguarda o homem chamado Jack, Nin aprende.
"-Está fora de cogitação. Aqui podemos manter você em segurança. Como o manteríamos seguro lá fora? Lá fora, qualquer coisa pode acontecer.
-Sim — concordou Nin. — Está é a coisa potencial de que estava falando. - Ele silenciou. - Alguém matou minha mãe, meu pai e minha irmã.
-Sim. Alguém matou.
-Um homem?
-Um homem.
-Isso quer dizer - disse Nin - que você está fazendo a pergunta errada.
-Como assim?
-Bom. Se eu for lá fora, no mundo, a pergunta não é “quem vai me manter seguro dele?”
-Não?
-Não. É “quem vai mantê-lo seguro de mim?”
-Precisamos encontrar uma escola para você - disse ele."
Eu gostei do livro, mas não virou um dos meus favoritos (embora eu não seja contra uma continuação), pois não é um livro recheado de mistério e descobertas, ele tem um ritmo lento, contando a história de Nin e sua aprendizagem e evolução do bebê perdido à criança curiosa e finalmente no adolescente astuto. O final foi impressionante e eu quero tanto uma continuação.
Citações do livro.
0 comments