Livro #187: A volta de Sherlock Holmes - Sherlock Holmes 3

by - 08:30

Sherlock Holmes é o detetive mais amado de toda a literatura policial. Este volume de suas façanhas se inicia com seu retorno triunfante após a suposta morte nas mãos do Professor Moriarty! Temos aqui os 13 contos que compõem "A volta de Sherlock Holmes", na sequência em que foram originalmente publicados na Strand Magazine entre 1903 e 1904: A casa vazia, O construtor de Norwood, Os dançarinos, O ciclista solitário, A Escola do Priorado, Black Peter, Charles Augustus Milverton, Os seis Napoleões, Os três estudantes, O pincenê de ouro, O atleta desaparecido, A Granja da Abadia e A segunda mancha. (Skoob)
DOYLE, Arthur Conan. A volta de Sherlock Holmes. Sherlock Holmes #3. Zahar, 2011. 452 p.


Sherlock Holmes está de volta, com seu fiel escudeiro e biógrafo John Watson ao seu lado!

Depois de O problema final em As memórias de Sherlock Holmes e de dez anos sem notícias, com todos os fãs acreditando que ele havia morrido, Arthur Conan Doyle ressuscita esse célebre detetive consultor em A casa vazia, reunidas aqui com outros 13 contos em A volta de Sherlock Holmes.

"Quisera eu ter um desfecho mais feliz para comunicar a meus leitores; mas estas são as crônicas do fato e devo seguir, até sua lúgubre crise (...)."

Sinceramente, acho que todo mundo já está irritado com resenhas de Sherlock Holmes, o único detetive consultor do mundo. Eu mesma, só não parei de ler o livro porque não gosto de parar assim. Foi uma das piores decisões da minha vida literária ter decidido ler todos os 5 livros dessa série, que traz os contos originais de Sherlock Holmes, escritos por Arthur Conan Doyle, nas minhas férias, um atrás do outro. Elas acabaram e ainda falta 2 livros para ler!

Além de que, há o problema de que você fica cansada de ler o mesmo gênero. Ao menos, eu fico. Eu senti como se nada mais fosse me surpreender nessa vida. As boas novas são que irei deixar os outros 2 livros para ler mais para frente e fazer uma desintoxicação com outro gênero, de preferência um bem frívolo. Ainda não decidi minha próxima leitura.

Enfim, Sherlock Holmes. A volta dele. Na minha opinião, antes ele era um ser intocável e agora mostra-se mais humano, mais errado do que o normal, não que seja muitas vezes, apenas mais. Talvez seja Sherlock, talvez algo tenha mudado em todo o período que ele esteve longe, em suas aventuras apenas citadas; ou talvez seja Watson, descrevendo-o de forma mais bruta enquanto escreve a si mesmo mais como um salvador, ressentido por seu velho amigo ter escondido o fato de estar vivo e bem dele. Essas são as minhas próprias teorias sherlockianas, é claro, não fiquei imune a criá-las depois de ler tantas.

"- Seu hábito fatal de olhar para tudo do ponto de vista de uma história, e não como um exercício científico, arruinou o que poderia ter sido uma série instrutiva e até clássica de demonstrações. Você faz pouco caso de um trabalho do maior requinte e delicadeza para se alongar em detalhes sensacionalistas que podem excitar o leitor, mas certamente não o podem instruir.
- Por que você mesmo não as escreve? - perguntei com certo azedume.
- Farei isso, meu caro Watson, farei isso."

Não tenho nem muito sobre o que falar da história. Posso dizer que elas se mantêm constante. Ao longo de 3 livros e 37 contos, a escrita não decaiu, os personagens são bem trabalhados e algumas vezes você consegue descobrir o verdadeiro mistério e vilão/anti-herói da trama, mas na maioria das vezes você não chega nem perto da verdade.

Se As memórias de Sherlock Holmes terminou com a morte de Sherlock, A volta de Sherlock Holmes acaba com a triste notícia de que ele está aposentado, cultivando abelhas em Sussex, como conta nosso caro Watson no ultimo conto, A segunda mancha. Contudo há um quarto livro! O último adeus de Sherlock Holmes, que irei demorar um pouquinho para ler, graças a Deus.

You May Also Like

0 comments