Livro #26: A Batalha do Labirinto - Percy Jackson e os Olimpianos 4

by - 20:12

A Batalha do Labirinto

Titulo: A Batalha do Labirinto
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 367
Ano: 2010
Sinopse: O Monte Olimpo está em perigo. Cronos, o perverso titã que foi destronado e feito em pedaços pelos doze deuses olimpianos, prepara um retorno triunfal. O primeiro passo de suas tropas será atacar e destruir o campo de treinamento dos heróis, filhos de deuses com mortais, que desde a Grécia Antiga combatem na linha de frente em defesa dos olimpianos. Para assegurar que esse refúgio de semideuses - o Acampamento Meio-Sangue - não seja invadido, Percy Jackson e um jovem ciclope, ambos filhos de Poseidon, Annabeth Chase, filha de Atena, e Grover, um sátiro, são destacados para uma importante missão - deter as forças de Cronos antes que se aproximem do acampamento. Para isso, será preciso sobreviver ao emaranhado de corredores do temido Labirinto de Dédalo - um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais aterrorizantes surpresas.

Percy já está acostumado a destruir uma escola a cada ano, é meio que sua meta, em A Batalha do Labirinto não foi diferente. O livro começa com o primeiro dia de aula de Percy numa nova escola, onde acaba se reencontrando com uma mortal, Rachel Elizabeth Dare, que conheceu no livro anterior, A Maldição do Titã, e que consegue enxergar através da névoa. Com a ajuda dela, Percy consegue se livrar das empousais, malvadas lideres de torcidas (eu já disse que elas são mal?) e encontrando Annabeth  no meio da sua fuga, com quem iria ao cinema (encontro...) indo os dois para o Acampamento.

Após descobrirem uma entrada do Labirinto dentro do Acampamento, Annabeth é a escolhida para liderar uma missão e encontrar Dédalo, criador do Labirinto e o único que pode andar por ele sem se perder ou enlouquecer, pois possui o fio de Ariadne.


“Descerás na escuridão do labirinto infinito
O morto, o traidor e o perdido reerguidos

Ascenderás ou cairás pelas mãos do rei espectral
Da criança de Atena, a defesa final
A destruição vira quando o ultimo suspiro do herói acontecer
E perderas um amor para algo pior do que morrer”

O Labirinto foi construído para prender o Minotauro (que Percy destruiu aos 12 anos sem treinamento!) e acabou criando consciência própria, além de que todos os lugares do mundo são ligados por ele, podendo ir de um lado do mundo ao outro dando poucos passos.

Annabeth escolhe três campistas para acompanhá-la nessa missão, seus amigos Percy, Grover e Tyson, mesmo sabendo das consequências de ter mais de três numa equipe (em A Maldição do Titã apenas três sobreviveram dos cinco)


“-Qual caminho agora?
-Por ali – disse ela.

-Como você sabe?
-Raciocínio dedutivo.
-Então... Você está adivinhando.
-Apenas venha.”

(Momento recapitulação) Como sabemos, Nico é filho de Hades, embora Hades seja o único deus que não descumpriu o juramento de não ter mais filhos, pois os irmãos di Angelo estavam presos no Cassino Lótus sem envelhecer. Em A Maldição do Titã, Nico fugiu após culpar Percy e o mesmo decide esconder para si o fato dele ser filho de Hades, determinado a ser o semideus da profecia. Antes da missão começar, Percy tem uma mensagem de Iris a cobrar (a crise econômica é antiga e atinge até os deuses), em que mostra Nico revivendo os mortos, tentando chamar sua irmã que morreu.

“Um ato bondoso às vezes pode ser tão poderoso quanto uma espada.”

E, no Labirinto, eles reencontram monstros, deuses e vacas que os ajudam ou prejudicam, às vezes os dois ao mesmo tempo. Teve cenas engraçadas como todos os outros, depois de PJO4 ando sempre com uma escova na bolsa (sério). E continuamos aprendendo mitologia de forma leve e fácil.

Muitas coisas acontecem nesse livro e eu o amo, melhor de toda saga. Ele é o meu favorito, nele tem a profecia que eu mais gosto e cenas Percabeth (Percy + Annabeth), muitas insinuações a Percabeth, é Percabeth até algumas horas. (O que eu simplesmente adoro!)


“Annabeth me olhou como se fosse me bater. E então ela fez algo que surpreendeu ainda mais. Ela me beijou.
-Se cuida, Cabeça de Alga.

Ela pôs o boné e saiu. Eu provavelmente teria ficado sentado lá o dia todo, olhando para o rio de larva e tentando lembrar qual era o meu nome.”

O final foi totalmente... Frustrante. Cadê o próximo livro? Qual é a solução de tudo? E a tão temida profecia sobre Percy e os seus 16 anos? Quero O Último Olimpiano!

You May Also Like

0 comments