Livro #25: A Maldição do Titã - Percy Jackson e os Olimpianos 3

by - 22:49

A Maldição do Titã

Titulo: A Maldição do Titã
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 316
Ano: 2009
Sinopse: Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado – um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo –, e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava.


Grover encontra dois irmãos semideuses e pede ajuda a seus amigos, Percy, Annabeth e Thalia, que ressuscitou do Pinheiro, para levá-los em segurança ate o acampamento. Percy (só podia ser o Peter Johnson!) vê os dois sendo seguidos por um monstro e decidi ir sozinho até eles, acabando como prisioneiro também. As Caçadoras de Ártemis, um grupo de donzelas que renunciaram a companhia de homens para seguir a deusa, aparecem para ajudar, mas Annabeth acaba desaparecendo junto com o monstro.

“Eu me submeto à deusa Ártemis. Eu abandono a companhia dos homens, aceito eterna virgindade, e me junto a Caça."

Percy deseja ir atrás da sua amiga, mesmo sem saber onde ela está e o Oráculo se recuse a lhe dar uma profecia, dando-a, em vez disso, a Zoe, tenente de Ártemis para encontrar sua senhora, que está desaparecida. Contrariando as regras que deixam apenas três campistas ir por missão, para que não chamem muita atenção de monstros, cinco vão. Mas Percy não é um dos escolhidos e decide ir escondido, ele achará Annabeth sob quaisquer punições.

“A oeste, cinco buscarão a deusa acorrentada
Um se perderá na terra ressecada,
A desgraça do Olimpo aponta a trilha,

Campistas e Caçadoras, cada um brilha,
A maldição do Titã um deve sustentar

E, pela mão do pai, um irá expirar”

Como no primeiro livro, esse tem um prazo, Ártemis tem que está presente na reunião que acontecerá no dia 24 de dezembro, o dia mais sombrio do ano, favorável para magia negra, pois sem ela a reunião não acontecerá e nenhuma providencia será tomada quanto ao que anda agitando o fundo do tártaro.

Há varias aparições de deuses, alguns que conhecemos já em outros livros, outros ‘novos’ na historia. O irmão gêmeo de Ártemis, Apolo, aparece, ajudando os semideuses de forma indireta na missão de encontrar sua irmã e irritando a todos com os seus (horríveis) haicais; Afrodite, deusa da beleza, faz uma aparição, colocando ideias confusas na cabeça de Percy (que eu aprovo); assim como seu amante (não tão secreto) Ares, dando-lhe o desejo de ter um segundo road da luta que se iniciou em O Ladrão de Raios; Atena é outra que deixa Percy perdido em seus pensamentos (de uma forma não tão boa). Ártemis, Apolo, Afrodite, Ares, Atena... (tudo com A) Esqueci algum? Com certeza, não foi de Dionísio, sempre falando o nome dos semideuses do jeito mais correto possível.

“Eu brigava muito com Thalia , uma vez que ela era uma filha de Zeus? (Eu não respondi essa.) Se a mãe de Annabeth era Atena, a deusa da sabedoria, então por que Annabeth não sabia nada melhor do que cair de um precipício? (Tentei não estrangular Nico por ter perguntado isso.) Annabeth era a minha namorada? (Neste ponto, eu estava pronto para colocar a criança em um saco sabor carne e atira-lo para os lobos.)”

Teve varias partes engraçadas: a droga das coisas, Nico e suas perguntas, a lerdice do Percy (de novo). Mas também considero esse o mais triste da serie: as estrelas, o céu, a historia da espada. Podem parecer apenas palavras aleatórias, mas elas absorvem um novo significado ao ler o livro.

As coisas não aconteceram do modo que eu esperava, eu não tinha nenhuma ideia do que significava a profecia, Tio Rick me surpreendeu 100% (menos no casal que está se formando). Na parte de se perder na terra ressecada, não vou negar que tive esperança que de que ‘ela’ aparecesse de novo. O que está perdido pode ser achado, certo?

"-E eu sei que você fará o melhor para Annabeth.
-Como você pode ter certeza?
-Porque ela faria o mesmo por você."

A luta final foi... Maravilhosa. Não esperei por nenhuma daquelas ações, embora eu deva dizer que não me surpreendeu. Já a revelação do que aconteceu quando Percy retorna ao Acampamento sim. Contudo estava na essência dele, cada um tem seu defeito mortal, como Annabeth já disse que o seu era húbris (orgulho, não aquela cosia que coloca na comida...), e, era óbvio, que Percy agiria daquele jeito. Mas será que ele está certo?

“Os defeitos mais perigosos são aquele que, com moderação, são qualidades.”


You May Also Like

2 comments