Livro #147: Gregor e a Segunda Profecia - As Crônicas do Subterrâneo 2
Gregor e a Segunda Profecia
Título: Gregor e a Segunda Profecia - As Crônicas do Subterrâneo 2
Autora: Suzanne Collins
Editora: Galera Record
Páginas: 288
Ano: 2010
Sinopse: Nos meses que se seguiram desde que Gregor encontrou o estranho Subterrâneo debaixo de Nova York, ele jurou jamais voltar. Mas quando outra profecia, desta vez sobre um misterioso rato branco chamado Bane, declara ser necessária a ajuda de Gregor, os Subterrâneos sabem que a única maneira de fazê-lo participar da aventura é raptando sua irmã menor, Boots. Agora a nova missão de Gregor faz com que o menino reencontre o morcego, Ares, e a rebelde princesa Luxa, assim como novos aliados. Todos precisarão atravessar o vasto Caminho d'Água em busca de Bane, e enfrentar os perigos mortais que ele oculta. Gregor então enfrentará a possibilidade de perder o que mais importa em sua vida, e terá de fazer escolhas de vida ou morte, que vão determinar o futuro do Subterrâneo. Seu coração lhe diz que está fazendo o que é certo - mas será que ele sobreviverá para descobrir?
Depois de ter reencontrado o pai no Subterrâneo, a vida de Gregor não está mais fácil, como ele imaginava que estaria - seu pai tem pesadelos recorrentes sobre as torturas que os ratos fizeram nele, a mãe tem que trabalhar mais para pagar os remédios caros do pai e ele, Gregor, tenta ajudar de alguma jeito.
Num dia, quando decide levar Boots para descer de trenó no gelo, sua irmãzinha acaba desaparecendo, sequestrada por baratas gigantes que a idolatram, e Gregor se ver mais uma vez no Subterrâneo. Sua presença é exigida mais uma vez, uma nova profecia o faz.
"Se o de baixo caiu, se o de cima saltou,
Se a vida foi morte, se a morte a vida ceifou,
Algo se ergue das trevas impuras
Para cobrir o subterrâneo de sepulturas.
Ouça-o arranhar após a descida,
Rato da neve há muito esquecida,
Maldade coberta de branco que reluz,
Irá o Guerreiro drenar sua luz?
O que poderia deixar o Guerreiro fraco?
O que procura cada ardente rato?
Apenas um filhote que mal fala, na vida
Que mantém a terra de baixo erguida
Morre o bebê, morre seu coração,
Morre sua mais essência parte e condição.
Morre a paz que comanda o viver.
Roedores possuem sua chave para o poder."
A Profecia da Perdição fala de um rato branco que trará guerra entre os roedores e os subterrâneos se continuar vivo, e que, se o bebê for morto, o guerreiro perderá a parte mais essencial dele.
Partindo numa missão para matar o rato branco e proteger Boots, Gregor tem um longo caminho e muitas perdas pela frente. Será que ele matará Bane (os humanos do subterrâneo nomearam-o assim porque em inglês Bane significa perdição), o rato malvado? O que acontecerá a Boots? Só lendo para descobrir!
"Sua maior preocupação era como eles iriam conseguir dinheiro para comprar presentes de Natal. Nada como uma das profecias de Sandwich para colocar seu mundo inteiro em perspectiva."
Eu gosto do fato deles tentarem entender as profecias, procurarem adivinhar o significado delas (em Percy Jackson isso sempre traz azar). Algumas partes são óbvias, outras nem tanto; tem algumas com duplo significado - é consenso: se não tiver não pode ser considerado uma profecia.
Essa profecia eu achei... hum, eu saquei a "pegadinha" dela. (Não estou querendo me gabar, mas...) Eu adorei como eles introduziram a "parte mais essencial do guerreiro". Foi tão... Urg! Eu adoro contar spoiler, mas sou contra spoiler que negam um aproveitamento total da história. Sem spoiler para vocês!
"Ela era tão perfeita, de alguma forma, da maneira como as crianças pequenas eram perfeitas. Tão inocente. Como alguém poderia achar que iria resolver qualquer coisa ao matá-la?"
Oh, eu adoro essa série! Minha única crítica é a capa. Não gosto da capa. É, minha única crítica. Não gosto de nenhuma capa dessa série - ou quase nenhuma, exceto da primeira (Gregor, o Guerreiro da Superfície) e a última (Gregor e o Código da Garra). Não sei. Tem relação com a história e tudo, mas não é atrativa, não tem imagens surpreendentes e cores bonitas (fora a última) e é meio... morto? É, morto.
Dentre os personagens, quem eu mais gosto é Ripred (queda por vilões/antiheróis aqui!) e eu não sei onde encaixá-lo. Ripred nem aparece muito, mas ainda sim é incrível quando faz. Para o bem para o mal, ratos são incríveis. Twitchtip, uma ratazana que é vidente olfativa, renegada pelos seus por causa disso e "dada" a Gregor por Ripred, como um presente, é outra.
.Dentre os personagens, quem eu mais gosto é Ripred (queda por vilões/antiheróis aqui!) e eu não sei onde encaixá-lo. Ripred nem aparece muito, mas ainda sim é incrível quando faz. Para o bem para o mal, ratos são incríveis. Twitchtip, uma ratazana que é vidente olfativa, renegada pelos seus por causa disso e "dada" a Gregor por Ripred, como um presente, é outra.
"-Voe alto, Twitchtip.
-Não se diz isso para ratos.
-O que se diz então numa situação como esta? - Gregor indagou.
-Como esta? Corra como o rio - Twitchtip respondeu.
-Corra como o rio, Twitchtip - Gregor falou.
-Você também."
Eu realmente não sei porque As Crônicas do Subterrâneo não é famosa (as capas não são motivos convincentes... não julguem um livro pela capa!). Collins é famosa por Jogos Vorazes e eu só do tipo que quando gosta de um autor, ler todos os livros dele - acredito que as pessoas subestimam as Crônicas do Subterrâneo, porque é um livro infanto-juvenil e pensam que é para criança, que não tem nem um tema surpreendente, chocante.
Enganam-se.
"Gregor concordou com a cabça e examinou os túneis.
-Qual deles parece melhor para você?
-O da esquerda - Ares escolheu. Eles o seguiram por algum tempo (...) e acabaram no mesmo ponto onde os três túneis se separavam. - Pensando melhor, prefiro o da direita - Ares afirmou. (...) depois de cinco minutos chegaram a um beco sem saída, e tiveram que voltar até a entrada. - Acho que você deveria escolher - Ares disse."
Leiam.
Citações do livro.
Resenha da continuação (Gregor e a Profecia de Sangue).
0 comments